Adriano Ferreira chega com o objetivo de garantir o alto desempenho no apoio operacional/acadêmico e transparência nos processos
A Diretoria Executiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) tem um novo Diretor, Adriano Guimarães Ferreira, que possui 11 anos de experiência prévia no Hospital das Clínicas (HC) e ao todo 25 anos na área da Saúde. Ele contou que o convite para trabalhar na Faculdade foi recebido como uma “grata surpresa e um importante desafio”, para “trazer o olhar do Sistema FMUSP-HC”.
A Diretoria Executiva tem como principais responsabilidades o apoio operacional/acadêmico para Assuntos Administrativos, Assistência Técnica Acadêmica, Centros Interdepartamentais, Divisão de Biblioteca e Documentação, Biotério e Comissões. “Tudo o que a FMUSP faz em Ensino, Pesquisa e Extensão, precisa ter a garantia da parte operacional em diferentes áreas. O grande desafio da administração é entregar o melhor, com transparência nos processos e a certeza de que os prazos sejam cumpridos”, explicou Adriano Ferreira.
O tema de gestão da Diretoria da FMUSP é a Retenção de Talentos. Para contribuir com esse propósito, Adriano Ferreira disse que é preciso “garantir a execução dos processos das áreas com indicadores claros, metas estabelecidas, com níveis de serviços adequados às demandas da instituição. De forma que não gere ruídos e suscite um trabalho adicional ao professor que não seja o foco em dar aula, ou ao aluno, que não seja estudar”.
Adriano Ferreira atuou, desde 2019, na Direção Corporativa do Núcleo de Estratégia e Operações do HCFMUSP, setor responsável pelo planejamento estratégico, com gestão de projetos e informações hospitalares, e como um braço executivo para diversos projetos táticos do hospital. Em 2014, assumiu a coordenação do Núcleo de Assistência à Saúde Suplementar. Ingressou no HCFMUSP, em 2011, como Assistente da Superintendência. Possui MBA em Gestão de Negócios pela FDC, especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV.