Notícias

O procedimento de transplante de pulmão de número 500 do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi realizado dia 19 de dezembro de 2022. 

A paciente, de 57 anos de idade, que recebeu o órgão sofria de uma doença que causa a dilatação anormal e distorção irreversível dos brônquios, a constante necessidade de fazer uso de oxigênio e o aparecimento de pneumonias. Um caso extremo sem chances de cura, em que o transplante é uma possibilidade recomendada. O procedimento cirúrgico durou sete horas, sendo que os dois pulmões foram transplantados. A doadora foi uma mulher que teve infarto, com morte cerebral constatada no mesmo hospital.     

A equipe médica foi chefiada pelo Prof. Paulo M. Pêgo Fernandes, Vice-Diretor da FMUSP e Diretor da Divisão de Cirurgia Torácica do InCor, junto com o Dr.  Lucas Matos Fernandes e os Cirurgiões Assistentes Luis Gustavo Abdalla e Flavio Pola dos Reis.

“Falamos que são quatro cirurgias, a retirada do pulmão direito para o pulmão novo ser colocado. Depois, tiramos o esquerdo e transplantamos o outro. Tudo isso feito por uma equipe de cerca de nove pessoas”, declarou o Prof. Paulo Pêgo. Que disse estar grato por poder participar desse feito e agradeceu toda a equipe multiprofissional que atuou no procedimento com ele e a Deus.



Prof. Paulo M. Pêgo Fernandes