Uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) venceu o Prêmio Presidente Agostinho José de Souza Lima 2024, concedido pela Academia Nacional de Medicina (ANM).
No dia 30 de junho, a Profa. Dra. Luciani Renata Silveira de Carvalho e a aluna de doutorado, Juliana Moreira Marques, responsáveis pelo estudo, receberam a honraria durante o evento de comemoração do 195º aniversário da ANM, no Rio de Janeiro.
Com o título “Células hipofisárias derivadas de iPSCs de pacientes com hipopituitarismo para modelar doenças hipofisárias e avançar no tratamento farmacológico usando a abordagem de drug screening”, o estudo foi realizado por meio de uma parceria internacional com a Profa. Faranak Fattahi, da Universidade da Califórnia de São Francisco (UCSF).
O trabalho tem como objetivo modelar doenças originárias da hipófise e encontrar novas indicações terapêuticas para drogas já aprovadas pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).