A láurea foi instituída em 2021, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, para premiar duas mulheres cientistas de grande destaque
Uma cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista, marcou a entrega da primeira edição do Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas, que tem como objetivo valorizar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico no Estado de São Paulo.
O evento foi realizado no dia 11 de fevereiro, definido pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e é uma homenagem à professora da Faculdade de Medicina da USP, Ester Cerdeira Sabino — médica, imunologista e ex-diretora do Instituto de Medicina Tropical, que liderou o sequenciamento do genoma do coronavírus.
A homenagem foi instituída em 2021, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, para premiar duas mulheres cientistas nas categorias Pesquisadora Sênior, direcionada para cientistas com idade acima de 35 anos, com carreira nacional e internacional consolidada e com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado; e Jovem Pesquisadora, destinada a cientistas com idade até 35 anos, com destacado potencial científico.
As vencedoras foram a Professora Emérita da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Maria Helena de Moura Neves, e a capitã engenheira da Força Aérea Brasileira, Mayara Condé Rocha Murça, ligada ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ambas receberam uma placa alusiva à premiação e uma escultura.
Continue a leitura em: https://jornal.usp.br/institucional/premio-ester-sabino-homenageia-pesquisadoras-no-dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia/