Este projeto teve início em 2017 com a aproximação de estudantes, docente e profissionais do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (FMUSP) e a Escola de Educação Infantil CEU Butantã. Desde o início o objetivo foi agregar conhecimentos e experiências com ensino interprofissional, interagindo com estudantes/docentes de diversos cursos de graduação e profissionais do ensino infantil, para a criação conjunta de intervenções de prevenção à obesidade infantil.
Ao longo desses anos, com apoio do Programa Aprender na Comunidade e Programa Unificado de Bolsas da USP, vários estudantes puderam participar deste projeto realizando censos de avaliação do estado nutricional, avaliação quantitativa e qualitativa da alimentação das crianças e familiares, encontros reflexivos sobre hábitos de alimentação e atividade física, encontros sobre a cultura alimentar das famílias, rodas de conversa com professores sobre nutrição infantil, comportamento alimentar das crianças e cuidados com o corpo e mais recentemente , com as restrições da pandemia, criamos um conjunto de vídeos educativos relacionados à alimentação e ao brincar que foram exibidos no Instagram da escola e seguido pelas famílias das crianças.
Dentre os principais resultados deste projeto podemos destacar:
O trabalho, compartilhado entre profissionais da saúde e educação junto às famílias de crianças pré-escolares, tem se mostrado efetivo na prevenção à obesidade infantil. A formação de estudantes em ambiente interprofissional favorece a compreensão deste problema e seu enfrentamento.