Projeto EMEI

Saúde da Criança





width=390

Prevenção à Obesidade Infantil na Pré-Escola

HISTÓRICO & ATIVIDADES

Este projeto teve início em 2017 com a aproximação de estudantes, docente e profissionais do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (FMUSP) e a Escola de Educação Infantil CEU Butantã. Desde o início o objetivo foi agregar conhecimentos e experiências com ensino interprofissional, interagindo com estudantes/docentes de diversos cursos de graduação e profissionais do ensino infantil, para a criação conjunta de intervenções de prevenção à obesidade infantil.
Ao longo desses anos, com apoio do Programa Aprender na Comunidade e Programa Unificado de Bolsas da USP, vários estudantes puderam participar deste projeto realizando censos de avaliação do estado nutricional, avaliação quantitativa e qualitativa da alimentação das crianças e familiares, encontros reflexivos sobre hábitos de alimentação e atividade física, encontros sobre a cultura alimentar das famílias, rodas de conversa com professores sobre nutrição infantil, comportamento alimentar das crianças e cuidados com o corpo e mais recentemente , com as restrições da pandemia, criamos um conjunto de vídeos educativos relacionados à alimentação e ao brincar que foram exibidos no Instagram da escola e seguido pelas famílias das crianças.


RESULTADOS

Dentre os principais resultados deste projeto podemos destacar:

  1. A formação dos estudantes quanto ao ensino interprofissional e intersetorial, permitindo uma ampliação de horizontes frente a um problema de saúde pública e agregando uma inteligência racional e afetiva sobre o tema e as pessoas envolvidas.
  2. O incremento e a incorporação de novos projetos de alimentação ao Projeto Político Pedagógico da EMEI. A parceria com o Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa/FMUSP dá suporte a um embasamento técnico científico que é reconhecido pela comunidade.
  3. A abordagem qualitativa frente aos hábitos de alimentação e atividade física com as famílias proporcionou o início de mudanças nas escolhas por alimentos mais saudáveis e diminuição do sedentarismo das crianças e das famílias.

O trabalho, compartilhado entre profissionais da saúde e educação junto às famílias de crianças pré-escolares, tem se mostrado efetivo na prevenção à obesidade infantil. A formação de estudantes em ambiente interprofissional favorece a compreensão deste problema e seu enfrentamento.

width=360

Coordenação: Profa. Dra. Maria Teresa Bechere Fernandes (FMUSP/Pediatria)

Obrigada!

Edital Aprender na Comunidade Programa Unificado de Bolsas

EMEI CEU Butantã                                         

Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa/FMUSP

A todos que participaram deste projeto!

Veja os vídeos do Projeto