Medicina e arte estão intrinsicamente relacionadas e exercem, ao longo da história da humanidade, enorme fascínio nas pessoas. Por vezes, é difícil definir se estamos diante de uma obra de arte ou de tratado médico. Desde os primórdios da civilização pintores consagrados retrataram as mais variadas doenças, seus diagnósticos e tratamentos, levando em conta o conhecimento médico-científico da época e suas próprias vivências. A compreensão de uma obra de arte, incluindo aquelas que se ocupam da medicina, para além do deleite que ela proporciona, deve levar em conta as dimensões históricas e culturais das mesmas, bem como a vida dos seus autores. No caso do aluno de medicina e do profissional de saúde, este conhecimento tem o potencial de formar médicos/profissionais de saúde ainda mais capacitados, cultural e psicologicamente, para atender e compreender seus pacientes.
O projeto "Medicina e Arte" trará, regularmente, uma análise curta e didática de obras primas que abordaram temas médicos das mais variadas especialidades médicas. Os detalhes iconográficos, os dados históricos e interpretações das obras selecionadas estão respaldados pelas referências bibliográficas que estão disponíveis ao final de cada vídeo.
"Medicina e Arte" é um projeto pioneiro no país, idealizado pelo Prof. Alexandre Faisal, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, que tem potencial de integrar o conhecimento das artes no currículo acadêmico, oferecer à comunidade FMUSP material didático que aborda a interação medicina e cuidados de saúde, e disponibilizar à população uma visão descomplicada das obras de arte que retratam temas médicos.
Sejam bem-vindos ao "Medicina e Arte"!
Frida Kahlo - Cama voadora (1932)
Luke Fildes - O Doutor (1891)
Gerard Dou - A fêmea hidrópica (1663)
Pablo Picasso - Ciência e caridade (1897)
Pieter Bruegel - O triunfo da morte (1562)
Vincent van Gogh - O Doutor Paul Gachet (1890)
Francisco de Goya - Autorretrato com Dr. Arrieta (1820)