Novidades

CEDEM

O Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) é um Centro Integrado de Atividades Acadêmicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo composto por uma equipe de professores universitários especialistas em educação na saúde, que contribuí com o aprimoramento dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, a partir acompanhamento e organização do programa educacional, desenvolvimento docente, apoio psicopedagógico e desenvolvimento profissional de estudantes no Programa de Mentoria.

Nossa missão é desenvolver a cultura institucional de busca constante da qualidade da formação na área da saúde e profissionalização da docência, que resultem em experiências de aprendizado transformadoras.

Oferecemos cursos de desenvolvimento docente, workshops, palestras e apoiamos eventos institucionais de planejamento estratégico. Além de propostas de aprimoramento do programa educacional, baseadas nas melhores evidências em Educação na Saúde. 

O CEDEM está incluído no Programa de Pós-graduação Ciências Médicas com orientação de mestrado e doutorado, oferta de disciplinas de pós-graduação e apoio ao Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo (PAE-USP), e programa de Iniciação Científica para estudantes. Oferece também Cursos de Formação de Preceptores e de Especialização em Educação na Saúde.

Todas essas ações são dirigidas à formação e fortalecimento da comunidade de prática Educadores CEDEM, que agrega educadores e pesquisadores interessados na formação de profissionais da saúde baseada nas melhores evidências, que responda às demandas da sociedade de forma inovadora e transformadora.

As atividades do CEDEM se distribuem em quatro grandes áreas:

  • Núcleo de Desenvolvimento Docente
  • Núcleo de Desenvolvimento Profissional
  • Núcleo de Avaliação
  • Núcleo de Pesquisa

Linha do Tempo

Centro de Desenvolvimento de Educação Médica "Professor Eduardo Marcondes" foi criado em 1987 como um Grupo de Assessoria Pedagógica (GRAPED).

Em 1991 o GRAPED passa a se constituir como um Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), contribuindo com o aprimoramento do ensino a partir de processos de desenvolvimento docente, avaliação dos estudantes e do programa. Desde a sua criação o CEDEM oferece cursos de pós-graduação na área de Educação na Saúde, passando a apoiar posteriormente, o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo (PAE-USP). Nos últimos anos há no CEDEM um grupo de pesquisadores que orientam mestrado e doutorado, que consolidou a produção do conhecimento e inovação na área da educação.

Teve início em 2000, o Programa Mentoria, pioneiro neste tipo de estratégia em cursos de medicina e se tornou modelo para o desenvolvimento de programas semelhantes em outras instituições de ensino superior.

Em 2015 teve início o Programa Profissão Docente com atividades mensais de disseminação do conhecimento e sensibilização dos docentes para o reconhecimento da Educação na Saúde como ciência. Essas atividades ultrapassaram as fronteiras institucionais e são transmitidas para escolas médicas em todo Brasil, favorecendo a troca de experiência e a formação de uma comunidade de prática de educadores. 

O CEDEM oferece também, desde 2017 o Curso de Formação de Preceptores e em 2019 teve inicio o Curso de Especialização em Educação Médica.

Em 2020 o CEDEM foi reconhecido como Centro Integrado de Atividades Acadêmicas, passando a ser parte do regimento institucional e reafirmando a profissionalização da docência e a qualidade da oferta do ensino, como valores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.