POR GENTILEZA, AO AGENDAR COMPAREÇA MUNIDO DO SEU COMPROVANTE DE VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19
Importante:
Nós não fazemos assistência fonoaudiológica clínica. Em nosso Sistema de Agendamento da Fonoaudiologia – FMUSP são realizados exames, avaliações e tratamentos fonoaudiológicos vinculados EXCLUSIVAMENTE às pesquisas de professores e seus alunos.
Orientações gerais:
Neste momento não há pesquisas para as áreas de: paralisia facial, paralisia cerebral, anomalias craniofaciais, síndromes, deficiências auditiva e intelectual, dislexia, problemas com a leitura e a escrita, doenças neurológicas infantil/adolescente/adulto/idoso, disfagia infantil/adolescente/adulto/idoso, alterações odontológicas e ortognáticas.
Os menores de 18 anos, deverão estar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis durante TODO período de permanência no CDP/FOFITO.
______________
Antes de realizar o agendamento da sua triagem leia as informações constantes abaixo e escolha a especialidade para os atendimentos de TRIAGEM FONOAUDIOLÓGICA de acordo com a queixa do paciente. Somente após a leitura realize o agendamento no site, em apenas 1 especialidade. Lembrando que o agendamento deve ser realizado em nome do paciente.
Idade mínima: crianças a partir de 6 anos
Idade máxima: sem limite
Qualquer sexo ou gênero
Queixa: qualquer queixa relacionada à voz (por exemplo: rouquidão, perda da voz, alteração na voz, disfonia, ar na voz, cansaço ao falar, necessidade de melhorar a voz, etc.)
Encaminhamentos: qualquer encaminhamento em que esteja: fonoterapia em voz, reabilitação fonoaudiológica em voz, reabilitação vocal, avaliação e conduta para disfonia, cirurgia na laringe, cirurgia em prega vocal, cirurgia de tireóide, nódulos vocais, edema de prega vocal, pregas vocais ou tireóide, doença neurológica (por exemplo: doença de Parkinson), doença do Refluxo Gastroesofágico (ou Laringofaríngeo) ou sem encaminhamentos (por demanda espontânea com uma das queixas acima ou similar)
- Triagem em Gagueira
Público alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos
Queixa: gagueira, sem outras condições fonoaudiológicas associadas
- Triagem em Respiração e Funções Alimentares (M.O.)
Público alvo: crianças, adolescentes e adultos
Queixa: Respiração oral, Dificuldade para mastigar, Interposição da língua entre os dentes ao engolir, Interposição da língua entre os dentes ao falar (ceceio), Adaptação de prótese dentária, Asma, Refluxo gastroesofágico, Seletividade alimentar
Idade: crianças de 2 a 6 anos
Queixa: criança que não fala, criança com atraso de fala, criança que ninguém entende o que fala
- Triagem em Alterações na Fala
Idade mínima: 4 anos
Idade máxima: 12 anos
Queixa: qualquer dificuldade de fala como troca de sons, omissão de alguns sons ou com distorção de alguns sons da fala com fala ininteligível. Podem ter dificuldades em perceber e ou produzir os diferentes sons da fala, ou entender quando usar cada som.
Encaminhamentos: por demanda espontânea ou por encaminhamentos contendo as seguintes solicitações: avaliação de fala; avaliação fonológica; terapia de fala; tratamento do transtorno dos sons da fala; tratamento do transtorno fonológico; diagnóstico de apraxia de fala infantil; erros residuais de fala (ceceio ou distorção do som do “r”).
- Triagem em Saúde Mental
*Crianças até 6 anos de idade com queixa de alteração da comunicação e diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, e/ou Transtorno Opositor Desafiador.
*Crianças até 12 anos de idade com queixa de alteração da comunicação e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno de Ansiedade, Depressão, Abuso de álcool e drogas e vítimas de violência.
____________
Orientações para o agendamento da triagem fonoaudiológica:
- Chegar 30 minutos antes do horário para atendimentos presenciais;
- Caso possua, trazer o pedido de profissional da saúde e/ou da escola;
- Caso possua, trazer exames anteriores e lista de medicamentos em uso.
* Caso seu atendimento seja on-line, você será avisado pela equipe
Orientações para o agendamento em Audiologia (Processamento Auditivo):
- Chegar 15 minutos antes do horário do exame.
- Trazer o pedido médico ou escolar do exame
- Trazer exames anteriores (adultos trazer audiometria), se houver
- Avaliação do processamento auditivo será realizado em crianças a partir dos 7 anos de idade
Orientações para o agendamento em Audiologia (BERA (ABR, Potencial Evocado Auditivo) em crianças:
a. A criança deverá fazer o exame dormindo;
b. Não fazemos exame com sedação;
c. Colocar a criança para dormir tarde no dia anterior, acordar cedo no dia do exame e não dormir no caminho. Só colocar para dormir 15 minutos antes do exame na sala de espera.
SE VOCÊ CONCORDA EM PARTICIPAR DAS PESQUISAS FONOAUDIOLÓGICAS, INICIE SEU AGENDAMENTO CLICANDO NO LINK:
Os agendamentos serão disponibilizados na última 2a. feira do mês.
Para agendar é necessário possuir um e-mail válido e informar o NOME COMPLETO e CPF do paciente.
Informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3091-7453 ou pelo ramal: 91-7453, ou pelo e-mail: fonofm@usp.br
(Não serão realizados agendamentos através do telefone ou pessoalmente)