Visando oferecer ações de cuidados aos colaboradores do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) que atuaram na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH), em conjunto com o Time de Doação da Superintendência e Diretoria Executiva do Instituto Central (ICHC), organizou a distribuição e o controle das doações de gêneros alimentícios destinadas aos colaboradores da área COVID-19.
O NTH desenvolveu também o programa Enfermagem que Acolhe, que promoveu às equipes de enfermagem encontros de reflexão sobre o cotidiano do seu trabalho, proporcionando um espaço de acolhimento e suporte emocional.
Em conjunto com a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) e o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) - Rede Lucy Montoro, o NTH trouxe práticas de atividades físicas para os colaboradores do enfrentamento à COVID-19, utilizando o espaço físico da Atlética.
Além disso, o Núcleo de Humanização tem organizado, junto com o Comitê de Crise, ações de valorização e de homenagem a todos os profissionais do ICHC-COVID-19.
Em agradecimento aos profissionais de saúde, a sociedade respondeu com gestos de solidariedade e diversas empresas entraram em contato para realizar doações aos colaboradores do Hospital das Clínicas. O Núcleo de Humanização apoiou a organização, distribuição e controle das doações de gêneros alimentícios destinadas ao Instituto Central, em conjunto com o Time de Doação da Superintendência e Diretoria Executiva do Instituto Central. Já nos outros institutos do HCFMUSP, foram os grupos de humanização os responsáveis pela efetivação da doação de alimentos aos seus profissionais locais.
O Enfermagem que Acolhe, programa coordenado pelo Núcleo de Humanização, promoveu rodas de conversa para compartilhamento de vivências e necessidades das equipes de enfermagem. Em parceria com os residentes médicos do Programa de Psiquiatria e a Divisão de Enfermagem do Instituto Central, o Enfermagem que Acolhe atendeu os colaboradores das UTIs e das enfermarias do ICHC, além dos profissionais do Prédio dos Ambulatórios.
A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, por meio da sua diretoria e conselhos consultivos, e o Núcleo de Humanização organizaram ações para colaboradores do enfrentamento à COVID-19, utilizando o espaço físico da Atlética.
Junto com profissionais das áreas da educação física e fisioterapia do Instituto de Medicina Física e Reabilitação - Rede Lucy Montoro, desenvolveu-se práticas de atividades físicas tais como pilates e condicionamento físico. Além disso, a pista também esteve disponível para os colaboradores que desejaram praticar corrida.