Assistência para colaboradores da área COVID-19

Visando oferecer ações de cuidados aos colaboradores do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) que atuaram na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NH), em conjunto com o Time de Doação da Superintendência e Diretoria Executiva do Instituto Central (ICHC), organizou a distribuição e o controle das doações de gêneros alimentícios destinadas aos colaboradores da área COVID-19.

O NH desenvolveu também o programa Enfermagem que Acolhe, que promoveu às equipes de enfermagem encontros de reflexão sobre o cotidiano do seu trabalho, proporcionando um espaço de acolhimento e suporte emocional.

Em conjunto com a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) e o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) - Rede Lucy Montoro, o NTH trouxe práticas de atividades físicas para os colaboradores do enfrentamento à COVID-19, utilizando o espaço físico da Atlética.

Além disso, o Núcleo de Humanização tem organizado, junto com o Comitê de Crise, ações de valorização e de homenagem a todos os profissionais do ICHC-COVID-19.

Doações de comida para o ICHC

Em agradecimento aos profissionais de saúde, a sociedade respondeu com gestos de solidariedade e diversas empresas entraram em contato para realizar doações aos colaboradores do Hospital das Clínicas. O Núcleo de Humanização apoiou a organização, distribuição e controle das doações de gêneros alimentícios destinadas ao Instituto Central, em conjunto com o Time de Doação da Superintendência e Diretoria Executiva do Instituto Central. Já nos outros institutos do HCFMUSP, foram os grupos de humanização os responsáveis pela efetivação da doação de alimentos aos seus profissionais locais.

• Áreas parceiras: Comitê de Crise, Diretoria Executiva do ICHC, Humanização do ICHC e Time de Doação da Superintendência
  • Pessoas envolvidas: 6 colaboradores do NH (sendo 1 da Equipe SOS), 2 colaboradores realocados da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC, 1 colaborador realocado da Reprodução Humana do Prédio dos Ambulatórios e 4 voluntários
  • Resultados:
    - Clique aqui para verificar as doações pontuais intermediadas pelo NH.
    - Clique aqui para entender as categorias criadas pelo NH para classificar as doações.
    - 592.391 alimentos doados
    - 39.849 benesses doadas

Programa Enfermagem que Acolhe

O Enfermagem que Acolhe, programa coordenado pelo Núcleo de Humanização, promoveu rodas de conversa para compartilhamento de vivências e necessidades das equipes de enfermagem. Em parceria com os residentes médicos do Programa de Psiquiatria e a Divisão de Enfermagem do Instituto Central, o Enfermagem que Acolhe atendeu os colaboradores das UTIs e das enfermarias do ICHC, além dos profissionais do Prédio dos Ambulatórios.

• Áreas parceiras: Divisão de Enfermagem do ICHC e Instituto de Psiquiatria (IPq)
  • Pessoas envolvidas: 2 colaboradores do NH, 1 colaborador realocado da Terapia Ocupacional do IPq, 13 residentes do IPq e 1 voluntário
    - 116 encontros realizados
    - 402* colaboradores presentes
    *Há colaboradores que participaram de mais de um encontro

Atividades físicas para colaboradores e voluntários do ICHC

A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC), por meio da sua diretoria e conselhos consultivos, e o Núcleo de Humanização organizaram ações para colaboradores do enfrentamento à COVID-19, utilizando o espaço físico da Atlética.

Junto com profissionais das áreas da educação física e fisioterapia do Instituto de Medicina Física e Reabilitação - Rede Lucy Montoro (IMREA), desenvolveu-se práticas de atividades físicas tais como pilates e condicionamento físico. Além disso, a pista também esteve disponível para os colaboradores que desejaram praticar corrida.

• Áreas parceiras: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, Instituto de Medicina Física e Reabilitação, Instituto de Psiquiatria e Med. Jr.
  • Pessoas envolvidas: 3 colaboradores do NH, 1 colaborador realocado da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC, 4 colaboradores realocados de Condicionamento Físico do IMREA, 6 colaboradores realocados da Fisiatria do IMREA, 1 estudante da AAAOC, 1 estudante da Med. Jr. e 1 voluntário
  • Resultados:
    - Condicionamento Físico: 126 aulas realizadas, 1.260 vagas oferecidas, 805 inscritos*, 784 convocados, 473 presentes
    - Corrida: 205 horários realizados, 2.050 vagas oferecidas, 639 inscritos*, 636 convocados, 144 presentes
    Pilates: 90 aulas realizadas, 540 vagas oferecidas, 728 inscritos*, 483 convocados, 306 presentes
    *Incluindo lista de espera

Valorização dos colaboradores

Com o objetivo de prestar uma homenagem aos profissionais da linha de frente no combate à COVID-19, o Núcleo de Humanização, junto com o Comitê de Crise, tem organizado um conjunto de ações voltadas à valorização dos colaboradores do Instituto Central.

• Áreas parceiras: Comitê de Crise, Centro de Convenções Rebouças, Centro de Planejamento e Gestão do ICHC, Núcleo de Comunicação Institucional, Superintendência, Time de Doação da Superintendência, Transporte HCFMUSP, Zeladoria do ICHC, Zeladoria do Prédio da Administração
  • Pessoas envolvidas: 10 colaboradores do NH (sendo 2 da Equipe SOS)
    - 21* medalhões personalizados
    *14 modelos para as unidades FMUSP-HC e 7 modelos para membros do Comitê de Crise