Com o objetivo de comunicar, orientar e divulgar informações referentes à COVID-19, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NH) reuniu dicas de interesse aos colaboradores e aos seus familiares, sejam crianças ou adultos, e também ao público em geral.
Um dos projeto desta área foi o Especial HC e COVID-19, um canal de comunicação para o público externo que apresentou as ações institucionais do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) de combate à COVID-19. Houve também o HC Comunica, um canal de comunicação com informações relacionadas aos acompanhantes e pacientes do hospital no contexto da pandemia.
O Núcleo de Humanização apoiou a manutenção dos conteúdos das páginas do programa Cuidar de Todos e COMVC-19 da Intranet.
Também organizou ações presenciais de comunicação, feitas por etapas de acordo com as prioridades do Comitê de Crise e que aconteceram com os colaboradores dos prédios dos Ambulatórios (PAMB) e da Administração e Anexos (PA).
Outro projeto foi o registro do depoimento dos colaboradores que atuaram no Instituto Central, no qual contaram suas experiências sobre estar na linha de frente no combate ao novo coronavírus.
Em setembro de 2020, o NH foi responsável pela organização de uma ação de cidadania, denominada Educação Popular, com a distribuição de máscaras para a população e a orientação sobre seu uso correto.
Com o objetivo de apresentar informações institucionais relacionadas às ações do Hospital das Clínicas de combate à COVID-19, o Núcleo de Humanização, junto com a Chefia de Gabinete da Superintendência e o Núcleo de Comunicação Institucional, coordenou a criação de um portal destinado ao público externo: o Especial HC e COVID-19. O projeto contou com a participação da Med Jr., estudantes da Faculdade de Medicina da USP e outros voluntários.
Confira o Especial HC e COVID-19 (clique aqui).
O Núcleo de Humanização, junto com o Comitê de Crise, desenvolveu o projeto HC Comunica, um canal de comunicação que trouxe informações gerais, no contexto da pandemia, relacionadas aos acompanhantes e pacientes do HCFMUSP.
Desde o início de março de 2020, o Núcleo de Humanização coordenou ações de comunicação presenciais, realizadas por etapas e de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Comitê de Crise, junto aos colaboradores do Prédio dos Ambulatórios e do Prédio da Administração e Anexos. Quatro fases foram realizadas no PAMB abordando diferentes temáticas relevantes e, para realização de cada uma delas, contou-se com a parceria dos Laboratórios de Investigação Médica e dos colaboradores realocados da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Instituto Central. Já no PA, aconteceu uma única ação, desenvolvida conjuntamente entre NH e Núcleo de Gestão de Pessoas.
Por meio da parceria com o Metrô, o Núcleo de Humanização promoveu uma ação de cidadania, denominada Educação Popular, com a distribuição de máscaras para os passageiros que estiveram na estação Clínicas. Além da entrega, realizou-se a orientação para o uso correto das máscaras.
Saiba mais sobre a ação em matéria exibida pelo SP1, programa da TV Globo (clique aqui).
Em parceria com o Comitê de Crise, o Núcleo de Humanização realizou o registro do depoimento, em vídeo, de colaboradores que atuaram no Instituto Central e que contaram suas experiências sobre estar na linha de frente no combate ao novo coronavírus.