É o dispositivo ativador de comportamentos, práticas e produtos que estimulam, potencializam ou empreendem a cultura de humanização. Ou seja, é o recurso adotado pela humanização para a promoção do respeito, da empatia, da responsabilidade compartilhada e do compromisso dos serviços (e das pessoas) com o cuidado humanizado.
As ações de humanização não fazem parte da rotina do trabalho e têm pelo menos uma das características ou finalidades listadas abaixo.
As ações de humanização possuem características e objetivos específicos, os quais permitem sua classificação dentro de uma das categorias conceituais criadas pelo Núcleo de Humanização.
Espaços, recursos ou atividades para comunicação efetiva entre pacientes e instituição quando da sua chegada aos serviços. Inclui acolhimento com avaliação de risco nos prontos-socorros.
Espaços, recursos ou atividades de inclusão e participação dos trabalhadores e usuários. Ações em resposta às demandas de usuários e colaboradores identificadas por meio diagnóstico situacional.
Ações, fora do escopo e rotina das profissões da área da saúde, que se constituem em atividades assistenciais à saúde, complementares, ou de apoio especializado ao cuidado.
Criação de espaços acolhedores e amigáveis. Ações sobre o ambiente físico que favorecem o cuidado humanizado. Ações de promoção de bem-estar e qualidade de vida para usuários e funcionários.
Ações educacionais cuja temática central são os conhecimentos, conceitos, valores, comportamentos, habilidades e competências que fazem parte da humanização como campo teórico e prático.
Ações que utilizam elementos artísticos ou da cultura como recurso para o desenvolvimento da humanização.
Ações não enquadradas na definição de ação de humanização mas que envolvem pessoas e recursos da humanização para sua realização, como: captação de recursos, gestão de doações e do voluntariado, organização de bazar, campanhas de promoção da saúde, etc.