Os acordos com a Fundação Rockefeller e a construção do edifício central da FMUSP

FMUSP 110 anos: História e Memória

Entre 1916 e 1931, a Fundação Rockefeller desempenhou um papel fundamental na organização da vida científica e acadêmica da Faculdade de Medicina de São Paulo, não só pela definição do modelo de ensino e pesquisa implantado, mas também na construção de sua infraestrutura física e laboratorial. Nesse período, a escola concebeu e executou, com recursos da Fundação e sob sua orientação, a construção de um dos mais modernos centros de ensino médico da época. Essa presença possibilitou à Faculdade estabelecer um diálogo mais efetivo com a produção científica internacional, ao mesmo tempo em que propiciou à comunidade acadêmica redesenhar sua identidade e projetar-se como uma escola de vanguarda.

Foi exatamente neste contexto de acordos estabelecidos entre a escola médica, o governo paulista e a Fundação Rockefeller, que foi inaugurado, em 1931, o edifício-sede da faculdade. Sua imponente arquitetura se destaca no cenário urbano paulistano de modo que, em 1981, o edifício foi tombado como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT. Entre 2002 e 2008 foi executado um amplo processo de restauro e modernização das instalações da FMUSP, que foram fundamentais para oferecer uma infraestrutura ainda mais qualificada para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na Faculdade.