Dicas de leitura: A História da Medicina entre os clássicos e os novos estudos - #03

Museu Virtual da FMUSP em tempos de pandemia



Na nossa dica de leitura de hoje apresentamos duas obras que, em diferentes momentos e sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, buscam formar um compilado sobre a história das práticas médicas e de Saúde no Brasil. 

O livro “História Geral da Medicina Brasileira”, de Lycurgo Santos Filho, foi lançado em dois volumes pela Editora Hucitec e pela EDUSP em 1977. A obra traça um panorama cronológico sobre as práticas de cura realizadas no território brasileiro entre os séculos XVI e XIX, passando pela formação das primeiras escolas de Medicina, além de analisar a formação das especialidades médicas, das Academias e instituições associativas. Recebendo algumas reedições, a obra de Lycurgo consolidou-se como um dos livros mais debatidos na historiografia médica brasileira.

A outra obra que recomendamos é a coletânea “História da saúde no Brasil”, organizada por Gilberto Hochman, Luiz Antonio Teixeira e Tania Salgado Pimenta, lançada em 2018 pela Editora Hucitec. A publicação reúne textos de diversos pesquisadores e promove uma visão de conjunto sobre história da Medicina e da Saúde no país, desde o período colonial até o movimento das reformas sanitárias do século XX. As análises dedicam especial atenção às interações transnacionais entre o Brasil e outros países a partir de um amplo conjunto de fontes documentais e bibliográficas. Com sua riqueza de temas, perspectivas e fontes, a obra é leitura fundamental para aqueles que desejam compreender as potencialidades do campo de estudos históricos sobre as práticas médicas e sanitárias no Brasil.

Obras: 

SANTOS FILHO, Lycurgo. História geral da medicina brasileira. 2 vols. São Paulo: Hucitec, 1977. 

TEIXEIRA, Luiz Antonio; PIMENTA, Tânia Salgado; HOCHMAN, Gilberto (Org.). História da saúde no Brasil: uma breve história. São Paulo: Hucitec, 2018.