O Programa de Residência Médica em Patologia está cadastrado na Comissão Nacional de Residência Médica desde 1974 e o acesso se dá de forma direta, ou seja, o candidato opta pela especialidade no momento da inscrição para as provas, não havendo o pré-requisito de estágios de clínica médica ou de cirurgia geral.
O Programa tem duração de três anos com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões de fins de semana e feriados.
Durante os três anos, o médico residente desenvolve atividades nos diversos Institutos do Complexo HC-FMUSP.
A partir do primeiro ano, o médico residente recebe treinamento em patologia de autópsias, técnicas de histologia, patologia cirúrgica, imunohistoquímica, citopatologia, imunofluorescência, hibridização in situ cromogênica e patologia molecular, por meio de atividades informativas e formativas específicas.
Em suplemento ao treinamento em Patologia Diagnóstica, o médico residente também participa de atividades de ensino e pesquisa, e de reuniões anátomo-clínicas.
Ao final da Residência, o médico deverá se sentir seguro para exercer a especialidade de modo independente e com competência, valorizando a cada momento os princípios éticos e a abordagem humanista.
Maria Lúcia de Lima Correa
Tels.:55-11-2661-6091/ 2661-6092/ 2661-7996
DAP - Divisão de Anatomia Patológica, PAMB - Prédio dos Ambulatórios do HCFMUSP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - 10º Andar - CEP: 05403-000 Cerqueira César - São Paulo-SP