Grupo C - Radioativos

Perguntas frequentes

  • Como armazenar rejeitos radioativos?

Caso seu laboratório gere rejeitos radioativos, é necessário ter um espaço reservado para o isolamento desses rejeitos quando gerados (pode ser uma sala separada, um armário blindado com chumbo ou uma capela com blindagem adequada). Caso gere materiais perfurocortantes que foram usados em experimentos com material biológico (como seringas, agulhas, etc), esse material deve ser depositado em caixa amarela para resíduos perfurocortantes e isolado no seu espaço reservado com a caixa bem fechada e identificado com a etiqueta para resíduos radioativos. Caso gere soluções diluídas de isótopos radioativos, como carbono-14 ou trício, deve-se armazená-las em bombonas homologadas, identificá-las com a etiqueta para resíduos radioativos e, por fim, isolar no espaço reservado para rejeitos radioativos.

  • Como solicitar coleta de rejeitos radioativos?

Primeiro, deve ser realizado o contato por e-mail para comissaoresiduos@fm.usp.br com cópia para micguima@usp.br informando qual é o resíduo em questão e a qual setor pertence. A partir de então, será agendada uma visita com a responsável técnica pelos rejeitos radioativos, Maria Inês, para avaliação de radioatividade no ambiente. Após a constatação da ausência de radioatividade, tal resíduo deverá seguir o fluxo de resíduos infectantes, em caso de materiais perfurocortantes, e de resíduos químicos em caso de soluções, inclusive com a troca das etiquetas.

  • Como funciona a avaliação de radioatividade no ambiente?

A responsável técnica pelos rejeitos radioativos, Maria Inês, comparecerá em seu setor com os EPIs adequados e com um Contador Geiger, equipamento para medir níveis de radioatividade. Dessa forma, a técnica fará o monitoramento no rejeito isolado para descarte.

  • Como solicitar bombonas homologadas?

Você pode solicitar bombonas para o Almoxarifado dos LIMs pelo ramal 617271 ou 617329.