Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSEB)


O Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSEB) é uma unidade docente-assistencial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob a responsabilidade dos Departamentos de Medicina Preventiva, Pediatria, Clínica Médica e Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Em Destaque

CSEB seleciona Agentes Comunitários de Saúde

Os contratados atuarão nas equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Veja a lista dos aprovados


Farmácia reaberta!

Com Termo de Cooperação entre a USP, a Secretaria Municipal de Saúde e a SPDM foi possível a contratação de funcionários para a reabertura de nossa Farmácia, que estava fechada há muito tempo.






Saiba mais!
Estamos reorganizando nosso atendimento, para o melhor enfrentamento da epidemia do novo coronavírus e para adequação ao quadro de pessoal
Veja no menu nosso material sobre a covid-19.


Novos profissionais no CSEB

Começamos a receber na semana de 18 de janeiro de 2021 novos profissionais, depois da assinatura do Termo de Compromisso entre a USP, a Secretaria Municipal de Saúde e a SPDM. Nesta fase estão previstas três equipes de Estratégia Saúde da Família, equipe de Farmácia e de Saúde Bucal, que devem ampliar a capacidade de assistência para a população da área.



Usuária Josefina Curti participou da recepção aos novos funcionários

Atividade Física na pandemia

Pensando em maneiras de promover a saúde dos nossos usuários, nós do Programa de Residência em Medicina do Esporte e do Exercício da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com a equipe do Centro Saúde-Escola Butantã (CSEB), estamos divulgando maneiras de se manterem ativos, mesmo durante a pandemia da COVID! Nossa proposta é mostrar os benefícios da atividade física e como ela pode impactar a nossa saúde, além de incentivar o exercício mesmo dentro de casa. Vamos cuidar todos da saúde!


Divulgamos o vídeo "Atividade Física e Sedentarismo"  e propomos rodas de conversa.


PSE na pandemia covid-19

O Programa Saúde na Escola tem feito reuniões online com as escolas vinculadas ao CSEB. A partir destas conversas, nossa equipe produziu alguns vídeos educativos 

Veja na página do PSE


Trabalho desenvolvido no CSEB é premiado

O trabalho "Estar Presente Mesmo Longe: Estratégia de Teleatendimento Psicossocial na APS" apresentado pelas Residentes Natali Cristofolli Wendich, Giovanna Devietro Pereira e Renata Luiza dos Santos Krutli, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária da FMUSP, ganhou o Prêmio Cecília Donnangelo de melhor trabalho na categoria "Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde" do SIMCOL - Simpósio discente da pós-graduação em Saúde Coletiva – FMUSP.

O relato da experiência desenvolvida no CSE, como uma das estratégias para lidar com os impactos da pandemia de coronavírus na saúde da população de nossa área de abrangência, pode ser ouvido na forma de podcast.

Ouça