Bandeira Científica

O Bandeira Científica é um projeto de Extensão em saúde da FMUSP englobando áreas interdisciplinares, com os estudantes atuando em áreas de atendimento, prevenção e promoção da atenção em saúde.

Idealizado na década de 1950 e consolidado a partir de 1957, o projeto está baseado no tripé educação, assistência e pesquisa. A ideia é colocar o aluno num contexto diferente daquele visto nos hospitais e por isso o projeto é executado por meio de expedições anuais que levam os estudantes para as mais diversas regiões do País.

As observações de campo e os dados coletados têm servido de fonte para inúmeros artigos científicos, principalmente nas áreas de microbiologia e parasitologia.


Expedição Cirúrgica

Em 2013, um grupo de estudantes e professores da FMUSP decidiu ampliar o projeto Bandeira Científica com a finalidade de atender a demandas de assistência em cirurgia, mantendo os princípios que regem a Bandeira com relação a Pesquisa, Ensino e Assistência. Após as expedições de 2013 (Coxim – MS), de 2014 (Nova Andradina – MS), 2015 (Pedra Azul – MG) e 2016 (Bandeirantes – PR), a Bandeira Cirúrgica se desvinculou da Bandeira Científica, passando então a realizar suas ações de forma separada. Em 2017, o projeto, que agora recebe o nome de "Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP", já realizou expedição em Goioerê - PR.

Outras informações estão no site da Bandeira: http://www.bandeiracientifica.com.br/