Notícias

O Projeto Kids Save Lives Brasil integrou a campanha mundial World Restart a Heart com atividades na semana do dia Mundial Ressuscite um Coração, comemorado em 16 de outubro. A iniciativa foi realizada no Complexo do Hospital das Clínicas, na Faculdade de Medicina, no Campus Butantã da USP e em escolas de São Paulo.

Com a utilização de manequins de alta fidelidade e equipamentos DEA (Desfibrilador Automático Externo), a equipe do Kids Save Lives Brasil, coordenada pelas Professoras Doutoras Naomi Kondo Nakagawa e Maria José Carmona, ofereceu treinamentos para atendimento inicial e noções básicas de BLS (Suporte Básico de Vida – Basic Life Support) em casos de parada cardiorrespiratória.

Os treinamentos ocorreram nos espaços públicos dos prédios da FMUSP, da FOFITO (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), do InCor, do ICHC e da Escola Politécnica Civil da USP, com a participação de docentes, alunos, colaboradores, pacientes e autoridades. Durante a semana, também ocorreram treinamentos em escolas estaduais e municipais do Estado de São Paulo.

A Profa. Naomi Kondo, coordenadora do Kids Save Lives Brasil, afirma que a população carece de informações sobre como agir em casos de parada cardiorrespiratória, mas que “todos os públicos, desde crianças até a população idosa, buscam e se interessam por informações relativas a saúde. A participação da população durante as ações da semana foi significativa. Em questão de minutos, as pessoas conseguem entender como lidar com situações de emergência”.

De acordo com a Profa. Naomi, novas ações e treinamentos estão sendo desenvolvidos para a disseminação de informações. A orientação para ações iniciais na situação de parada cardiorrespiratória é muito importante. Uma dessas ações será um treinamento, nos mesmo moldes da campanha World Restart a Heart, na estação Vila Prudente do Metrô de São Paulo.

A campanha mundial World Restart a Heart é uma iniciativa da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (International Liaison Committee on Ressucitation), é apoiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no Brasil, a ação foi liderada pelo Kids Save Lives Brasil. Além do apoio da Faculdade de Medicina da USP, a ação contou com o respaldo do Campus Bauru da USP, da UNICAMP, UNIFESP, FURG (Universidade Federal de Rio Grande), Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais e do Dr. Sergio Timerman. Todos desenvolveram ações durante a semana da campanha mundial World Restart a Heart.