Residências em área da saúde 2021. 


Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE/SP). Para 2021 foram ofertadas 106 vagas para os programas vinculados a FMUSP.

As Residências em Área Profissional da Saúde criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são modalidades de pós-graduação, com carga horária mínima de 5.760 horas, distribuídas em 02 anos (60 horas por semana), orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, e Física Médica.  

Os residentes desempenham atividades teóricas, teórico-práticas e, sobretudo, práticas guiados pelas equipes profissionais (tutores e preceptores), bem como pelos docentes da USP. O Ministério da Saúde oferece aos residentes uma bolsa de R$ 3.330,43/mês, exigindo deles dedicação exclusiva ao programa. O foco das residências é o desenvolvimento do discente como cuidador em saúde, orientado para o SUS. 

Mais informações sobre o processo seletivo e inscrições no site da FUVEST .

Resolução CNRMS nº 02 de 2012:

MEC - Residencias em área da saúde

Multiprofissional –  programa constituído por pelo menos 03 (três) profissões da área da saúde. 

Uniprofissional –  programa constituído por 01 (uma ) profissão da área da saúde. 

Visite o site da FUVEST para visualizar o cronograma.