Residências em área da saúde 2021.

Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE/SP). Para 2021 foram ofertadas 106 vagas para os programas vinculados a FMUSP.

As Residências em Área Profissional da Saúde criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são modalidades de pós-graduação, com carga horária mínima de 5.760 horas, distribuídas em 02 anos (60 horas por semana), orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Sáude Pública/Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Os residentes desempenham atividades teóricas, teórico-práticas e, sobretudo, práticas guiados pelas equipes profissionais (tutores e preceptores), bem como pelos docentes da USP. O Ministério da Saúde oferece aos residentes uma bolsa de R$ 3.330,43/mês, exigindo deles dedicação exclusiva ao programa. O foco das residências é o desenvolvimento do discente como cuidador em saúde, orientado para o SUS.

Mais informações sobre o processo seletivo e inscrições no site da FUVEST .

Resolução CNRMS nº 02 de 2012MEC - Residencias em área da saúde

Programa Multiprofissional –  constituído por pelo menos 03 (três) profissões da área da saúde.
Assistência Cardiorrespiratória
Prevenção e Terapêutica Cardiovascular
Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar
Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante
Saúde Coletiva e Atenção Primária
Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos
Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química

Programa Uniprofissional –  constituído por 01 (uma ) profissão da área da saúde.

Visite o site da FUVEST para visualizar o cronograma.

Publicação Diario Oficial - Lista de Aprovados 2021:
1ª chamada

2ª chamada

3ª chamada

Principais dúvidas

• Matrícula Presencial: Como em todos os anos anteriores, a matrícula SOMENTE poderá ser realizada presencialmente pelo(a) aluno(a) aprovado(a) ou por seu procurador legal, não sendo possível de forma alguma fazer a matrícula remotamente.

Abertura de conta salário: A declaração utilizada para abertura de conta salário no Banco do Brasil será entregue no ato da matrícula e o(a) aluno(a) terá um novo prazo para apresentar os dados bancários, não tendo nenhum prejuízo para realização da matrícula. Não enviaremos, em hipótese alguma, declarações antes da chegada do(a) aluno(a).

Conselho profissional: A apresentação do número de registro no Conselho Profissional de sua classe somente é obrigatório a quem já tenha concluído a graduação até o ano de 2019. Para alunos(as) formados(as) em 2020 e que a Colação de Grau ainda não foi realizada, não é obrigatório a apresentação deste documento, sendo possível entregar posteriormente. Apenas pedimos que traga Declaração de Conclusão de curso superior emitida por sua Universidade informando a data prevista da Colação de Grau que será aceito, não tendo nenhum prejuízo para realização da matrícula.

Cartão SUS: Mesmo não sendo um documento que consta em edital, é importante que tragam, pois precisaremos cadastrar o número do CNS no sistema. Mas caso não esteja com o cartão, não se preocupe, daremos um novo prazo para nos enviar.