Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação

CEARAS - Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual

O CEARAS é um centro de estudos e atendimento que lida com questões referentes ao incesto. Faz parte do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Por estar vinculado à Universidade, o trabalho do CEARAS é configurado por pesquisa e docência, além da prestação de serviço à comunidade. Oferece atendimento em saúde mental a famílias que tenham uma denúncia judicial referente ao abuso sexual praticado entre seus membros.

O CEARAS foi criado em 1993 e foi inspirado em algumas ideias do trabalho desenvolvido no Parents United e Parents Anonimous, principalmente com a ideia de um trabalho em parceria com a Justiça.

Inicialmente, a meta do CEARAS era fornecer atendimento em saúde mental a pessoas envolvidas em situações de abuso sexual previamente denunciadas à Justiça. Com o tempo e a evolução dos estudos, percebendo a especificidade do incesto, que configura a maior parte dos casos de abuso sexual relatados, o CEARAS passou a atender somente a casos de abuso sexual intrafamiliar.

Coordenação do Cearas

Prof. Dr. Claudio Cohen

Psicóloga

Gisele Joana Gobbetti