O Instituto Oscar Freire (IOF), situado em um prédio inserido no complexo da Faculdade de Medicina da USP, ao lado do bloco central abriga, além do Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação, o Laboratório de Imuno-Hematologia e Psicopatologia Forense (LIM-40) e um Laboratório de Citogenética e Biologia Molecular.
O IOF também possui um serviço voltado ao atendimento da comunidade: o CEARAS (Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual) - http://www.usp.br/cearas/
O CEARAS é um centro de estudos e atendimento que lida com questões referentes ao incesto. Faz parte do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Por estar vinculado à Universidade, o trabalho do CEARAS é configurado por pesquisa e docência, além da prestação de serviço à comunidade. Oferece atendimento em saúde mental a famílias que tenham uma denúncia judicial referente ao abuso sexual praticado entre seus membros.
O Instituto Oscar Freire (IOF), onde está sediado o Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação, está sob a responsabilidade/chefias de docentes que também atuam nos Conselhos Diretores do Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC) e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP (IMREA- HCFMUSP), e no Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas - CONDEL. Nesse contexto, o Departamento realiza não apenas atividades periciais, mas também de normatização e formação de profissionais da área de perícia e reabilitação. O Departamento apoia duas ligas acadêmicas, a Liga de Fisiatria que completa dez anos em 2019 e a Liga de Medicina Legal e Bioética, quatro cursos de especialização nas áreas de Bioética, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina do Trabalho e Medicina do Tráfego. O Departamento também tem oferecido seminários e jornadas científicas abertas ao público em geral, para divulgar os temas mais relevantes de suas áreas de atuação. A área de Medicina Física e Reabilitação oferece, há três anos, dentro da Winter School o já tradicional programa de Medicina Física e Reabilitação, nível de Graduação. A Winter School recebe até 60 alunos de universidades estrangeiras criteriosamente selecionados pela CRint – Comissão de Relação Internacionais da Faculdade de Medicina da USP.
Adicionalmente, o departamento mantém quatro projetos de caráterquasi-permanente, de prestação de serviços à comunidade. São eles: CEARAS, SSO, Projeto Caminho de Volta e Rede ANSP