Quem são os CoMentores?

Os CoMentores (peer mentors, em Inglês) são alunos do internato, ou residentes, parceiros dos mentores na realização dos encontros. Eles enriquecem as conversas trazendo suas experiências mais recentes e próximas do momento da graduação.

Caio Vinícius Fernandes Rodrigues | Mentor Jr (Marcos Samano)

Fala, pessoal! Sou o Caio, da 103! Sou daqui de São Paulo, estou no sexto ano e sempre quis ser médico. Acho que o gosto pela medicina veio desde bem pequeno... 

Lembro bem a alegria de passar na FMUSP. Aproveitem cada segundo dela! Esse lugar é incrível. Na faculdade fui de vários lugares. Fui presidente da Medicina Jr, ajudei na fundação do Dança de Porão (nosso bom e velho forró da FMUSP) e também viajei por esse país (pra ver se um dia descanso feliz..) fazendo atendimentos na Bandeira Científica. 

Na medicina sou um apaixonado por corações e dos institutos do HC o Incor é onde o peito bate mais forte, hehe. Na vida fora da faculdade faço Kung Fu e hipismo, outras duas paixões.

Participo da mentoria desde o primeiro ano e achei uma experiência fantástica desde a primeira reunião. 

Primeiramente porque gosto de interagir com as pessoas em vários momentos, seja nos momentos mais alegres ou nos mais difíceis, dentro e fora do mundo da medicina. E acredito que a mentoria é um espaço maravilhoso na graduação onde essas interações ocorrem de maneira muito diferente do que ambiente acadêmico consegue muitas vezes proporcionar, onde entramos em contato com alunos de outros anos, ajudamos e somos ajudados, trocamos experiências, angústias, medos, anseios e nos divertimos muito também. 

Além disso, contar com a experiência profissional e de vida de um médico/professor ajuda muito durante a graduação, sendo um norte para os desafios que temos e enfrentaremos na profissão e pessoalmente. Ser coMentor nesse cenário de crescimento e aprendizado, com pessoas diferentes e tratando de temas diversos, sem dúvidas, é uma oportunidade única na graduação.


Amanda Santos Ramos | Mentor Jr (Maria Del Pilar Diz)

Entrei na FMUSP em 2016 (turma 104) e atualmente sou interna do 5º ano.

Dentro dos primeiros 4 anos da faculdade, fiz diversas ligas (HAS, Oncologia Clínica, Fisiatria, Transtornos Alimentares...), iniciação científica no InCor, participei da Extensão Médico Acadêmica (EMA) e, principalmente, atuei no Departamento Científico (DC) - fui colaboradora nos primeiros anos e, no meu ano de gestão, fui coordenadora de cursos do congresso da faculdade (COMU) e diretora de cursos geral do DC. 

Descrevendo assim, parece que eu escolhi uma jornada estritamente acadêmica haha mas posso dizer que foi exatamente nesses lugares que eu encontrei pessoas incríveis com quem eu compartilho muitas experiências (dentro e fora da faculdade) até hoje! Quando estamos fazendo algo com propósito e com pessoas queridas que nos motivam, tudo se torna tão mais leve! 

No meio de toda a rotina atribulada da faculdade, tentei encontrar um equilíbrio entre as questões acadêmicas/carga horária/matérias/provas e saúde física + mental, algo que tento equilibrar até hoje hahaha - e aí que entra a riqueza da mentoria, sempre temos mais e mais a ajudar uns aos outros nisso! 

Acho que o saldo até aqui é de gratidão por tudo que pude participar, pelos erros e acertos, por todas as amizades, por todas as vivências e, sobretudo, por chegar no 5º ano e entender a importância dos outros 4 anos, sob todos os aspectos.

Quis ser uma CoMentora porque tive a experiência de participar da mentoria ao longo dos meus outros anos de faculdade e acredito que essas reuniões podem ser muito enriquecedoras. 

Se trata de um momento de muitas trocas - momento em que podemos esclarecer dúvidas da vida acadêmica/universitária com aqueles que já vivenciaram experiências como as nossas e também reviver com os "mais novos" as lembranças do que já passamos. 

Acho que é uma forma de ajudar a tornar a experiência na faculdade sempre melhor, ser uma ferramenta a mais para nos apoiarmos uns aos outros sob diversos aspectos que envolvem a faculdade - carga horária, volume de matéria, vivência extracurricular/hobbies, escolhas na carreira, saúde mental... Como CoMentora, espero poder retornar um pouco do que já recebi da mentoria nos outros anos e perpetuar esse programa.


Bárbara de Freitas Marques Coimbra | Mentor Jr (Fábio Cantinelli)

Sou natural de São Paulo, fiz ensino médio na Escola Técnica Estadual de São Paulo e estudei durante mais 3 anos em cursinhos até ingressar na FMUSP. 

Ainda não escolhi a área em que desejo me especializar, mas tenho preferência por áreas clínicas ou clínico-cirúrgicas. 

Na faculdade, participei do EMA, do MedEnsina por 3 anos, das Ligas de Febre Reumática, Esquizofrenia e UTI e atualmente participo do programa de monitoria e de uma IC em andamento.

Quis ser CoMentora por pertencer à mentoria desde o meu 1o ano e por achar uma experiência rica e proveitosa.


Pedro Ferreira Paiva Moreira | Mentor Jr (Maria José Carmona)

"Nasci e sempre morei em São Paulo/SP.

Entrei na faculdade em 2016, após ter feito 2 anos e meio de engenharia de produção na Poli USP. Desde então, me sinto muito realizado na FMUSP e cada vez mais me animo com a medicina. 

Gosto de estudar medicina e me empolgo com as matérias, então sempre me dediquei para a graduação naturalmente. Ainda, ao longo dos anos, participei de algumas ligas acadêmicas, fui monitor de neurologia e completei uma iniciação científica.

Gostei muito de participar da mentoria no passado e acho que ela contribuiu no meu amadurecimento acadêmico, profissional e pessoal. Assim, queria muito poder aprender ainda mais e também poder contribuir com a minha experiência acumulada nesses anos de faculdade para o amadurecimento de outros alunos."


Paulo Vinícius Toazza de Oliveira | Mentor Jr (Gilberto de Castro)

"Entrei na FMUSP em 2013, após 2 anos de cursinho e uma aprovação na POLI (que ainda bem não fui fazer!). 

Com a curiosidade guiando, fiz ligas, treinei metade da graduação no atletismo, cresci como médico e ser humano, sempre com o desejo de ajudar o próximo. 

Formei em 2018, passei na Residência em Clínica Médica, com ideia inicial de seguir na Geriatria (após considerar fazer Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Fisiatria, Psiquiatria e quase ser seduzido por todas as especialidades que passamos), parei um ano para servir na Força Aérea Brasileira e viver fora dos muros do HC. Sou extrovertido (até demais) e gosto dos mais diversos assuntos. 

Já fui CoMentor no sexto ano e gostei muito de poder interagir com turmas mais novas. Após um ano longe da FMUSP, acredito que possa trazer uma visão aprimorada da vida médica. Acredito que posso acrescentar na formação dos futuros médicos e com eles aprender mais ainda!"


Gustavo Antonio M. Bezerra | Mentor Jr (André Brunoni)

"Sou de Santo André, formado no colégio Singular, entrei na FMUSP em 2010 e me formei em 2015. Durante a faculdade participei da Atlética, inclusive participando como presidente na diretoria da instituição em 2012, e do Show Medicina.  Também envolvido com pesquisas sobre imunizações durante a faculdade. Atualmente Residente Médico de Psiquiatria do HC.

Quis ser CoMentor porque é uma oportunidade para passar um pouco de experiência e ampliar laços entre as diferentes turmas e gerações da nossa comunidade."


Daniel Abdalla Added Filho | Mentor Jr (Simão Lottenberg)

"Sou uma pessoa feliz e tranquila, que respira medicina.

Quis ser CoMentor para retribuir à faculdade."


Lucas Torres Oliveira | Mentor Jr (Leandro Ejnisman)

"Sou médico, formado pela Casa, da 100ª turma. Atualmente, residente do programa de Ortopedia e Traumatologia e, em 2020, cursando o R2. 

Formado em 2017, trabalhei fora em 2018 nas Forças Armadas, em PS e AMAS, atuando como Clínico Geral. 

Vivi os anos de Faculdade, tentando extrair o máximo possível de aprendizado, não só através das aulas, mas também das Ligas e Extensões. Durante a Faculdade, fui diretor de Cursos do Departamento Científico em 2014 e diretor da Liga de Ortopedia e Traumatologia em 2015. Participei ativamente de projetos de Iniciação Científica desde 2014, sob orientação do Dr. Alberto Meyer, do Departamento de Cirurgia do Aparelho Digestivo, com quem nutro amizade e admiração até hoje. 

Tive a oportunidade de poder publicar diversos trabalhos durante a Graduação, destacando um capítulo do livro SOS Ortopedia, em 2016, e um relato de caso como primeiro autor, em 2017, com auxílio de bolsa FAPESP, publicado em revista internacional. 

Terminei o Ensino Médio em 2009 e estudei em colégio particular na Zona Leste de São Paulo, Colégio Fereguetti, e sou único aluno de lá que fez Ensino Superior na USP. Fiz 2 anos de cursinho no ETAPA antes de ser aprovado no vestibular de 2012 e tive a oportunidade de trabalhar neste cursinho, durante a Graduação, até o ano de 2015, inicialmente na elaboração de apostilas para Ensino Médio e, entre 2014-2015, como tutor. Posso retornar à faculdade e retribuir um pouco por tudo que ela me proporcionou. 

Posso contribuir na formação dos acadêmicos, compartilhando experiências pessoais durante a graduação e na vida, como recém-formado. Tirar dúvidas sobre a residência médica e o cenário atual do mercado de trabalho. Tenho a oportunidade de expandir meu network, através do contato com os alunos e com o mentor responsável."


Aurélio Canabrava Garrido | Mentor Jr (Tânia Guimarães)

"Venho do interior do estado, Sorocaba. 

Fiz um ano de cursinho antes de conseguir entrar aqui. Na faculdade, infelizmente participei de poucas ligas, a meu ver, mas minha iniciação científica me levou inclusive ao exterior. Participo da Atlética jogando vôlei desde meu ano de calouro também.

Quis ser CoMentor porque sinto que poderia colaborar ainda mais com a Mentoria e com seus participantes. Para mim, tem sido uma experiência maravilhosa compartilhar e ouvir experiências e eu quero garantir isso para mais uma geração de alunos, pelo menos..."


Matheus Belo | Mentor Jr (Ana Cláudia Germani)

"Sou Matheus Belo, da Turma 101. Durante meu tempo de Graduação, participei de algumas atividades extracurriculares, como o Projeto Bandeira Científica, que me trouxe intenso contato com interdisciplinaridade, discussões sobre assistência em saúde de populações vulneráveis e sobre a relação entre os níveis de atenção em saúde. Também fiz parte do time de Futebol de Campo da AAAOC durante todo o período da faculdade e participei da Liga de Controle do Diabetes Mellitus, de Neurologia Clínica e Epilepsia. Além disso, fiz parte de uma equipe de Cirurgia Geral como acadêmico durante o 5o ano. Desde o final de 2017 até me formar em 2018, fiz parte do grupo de Mentoria da Professora Ana Cláudia.

Em 2019, estive na Amazônia como médico da Marinha do Brasil, realizando atividades assistenciais na região, com foco na população ribeirinha. 

Atualmente sou residente do primeiro ano de Neurologia Clínica e, retomando o trecho abaixo, acho fascinante as "disputas sobre a localização da lesão", e ainda mais inspirador entender amplamente o cuidado, "oferecer conforto".

Entendo a Mentoria como um espaço para compartilhar os prazeres e angústias da trajetória de cada um e de valorização da pessoa para além de sua performance acadêmica. Pretendo me dispor a ajudar os alunos que estão andando por um caminho parecido com o meu e também aprender com os encontros."


Anna Caroline Grigio | Mentor Jr (Newton Kara José Jr)

"Medicina não é minha primeira graduação. Me formei na Faculdade de Direito da USP em 2008, trabalhei na área jurídica por alguns anos, me casei, e em 2015 decidi mudar de ares e começar novo curso. Ingressei na FMUSP em 2016, com grande envolvimento com o curso e a faculdade. Fiz iniciação científica e participei de monitoria, ligas, extensões, congressos e da Mentoria. Além disso, fiz amigos, comecei a praticar corrida, sempre buscando um melhor equilíbrio entre graduação e vida pessoal.

Acredito que é importante esse espaço para conversa e troca entre pessoas de diferentes momentos de formação e da prática da Medicina. O grupo da Mentoria permite reunir pessoas que trazem diferentes experiências de vida e na graduação, mas que também passaram por muitas situações semelhantes, podendo oferecer apoio, novas perspectivas e expectativas para o futuro."


Carlos Henrique Mesquita Peres | Mentor Jr (Alexandre Ferraro)

"Tenho 23 anos, sou de Manaus, comecei outro curso (engenharia) mas parei no começo e troquei pra medicina. 

Atualmente estou no quinto ano, e gostando cada vez mais do curso; não sei ainda o que quero fazer de residência, pois gosto de muitas áreas diferentes.

Durante a faculdade, fiz e faço parte do REMUSP, nosso grupo de música; fiz algumas ligas, como as de Diabetes, Geriatria, Urologia e Esquizofrenia, entre outras; fui participante e diretor do Projeto Bandeira Científica; fui participante e coordenador do EMA (panela I); fui do Coletivo SobreVivências, um grupo aberto de artes iniciado por amigos da FoFiTO; fui do time de Remo no começo da faculdade.

Quis ser coMentor porque gosto muito do grupo de mentoria do qual faço parte, e gostaria de contribuir para ele. Tive a sorte de, ainda no primeiro ano, ir para o grupo do Alê Ferraro, e fui em quase todas as reuniões da mentoria dele, desde o tempo em que o projeto ainda se chamava Tutoria. Espero poder ajudar a manter esse espaço acolhedor para todos os colegas!"