Quem são os CoMentores?

Os CoMentores (peer mentors, em Inglês) são alunos do internato, ou residentes, parceiros dos mentores na realização dos encontros. Eles enriquecem as conversas trazendo suas experiências mais recentes e próximas do momento da graduação.

Adriano Augusto Domingos Neto | CoMentor (Interno 6º ano)

O programa de mentoria foi muito bom para mim, podendo ouvir a vivência tanto dos professores e alunos mais velhos quanto dos mais novos. Sempre tentei participar do máximo de atividades possíveis e aproveitar o que a faculdade tinha a oferecer.


Alan André Goldenberg | CoMentor

Cresci junto com a minha mãe, minha vó, minha tia, meu irmão. Meu pai faleceu quando eu tinha 9 anos. Sempre quis fazer medicina e aproveitei muito o período da faculdade, seja no espaço acadêmico como em atividades extracurriculares, principalmente na atlética. Tenho uma identificação muito forte com a faculdade e desejo pessoal de fazer a diferença quando puder para quem está na mesma situação que eu já estive. Gosto de estar em contato com alunos da graduação (percebi isso durante a residência) e sinto que posso ajudar a tornar a experiência deles mais proveitosa nesse período.


Alexandre Henrique Jácome Oliveira | CoMentor (Residente Psiquiatria)

Sempre fui uma pessoa que gosta de conversar, ouvir e observar. Acredito que podemos inspirar e sermos inspirados por pessoas, e isso contribui demais para a nossa formação. Gosto muito de estar perto e de trocar experiências e conhecimentos diversos. Durante a graduação, participei de estágios, monitorias, ligas e, especialmente, de atividades de educação médica. Após me graduar, trabalhei como médico subinvestigador em estudos de vacina contra COVID-19. Morei a vida toda em Natal com meus pais e me mudei para São Paulo para fazer a residência de Psiquiatria. Agora vou me aventurar na residência de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Gostaria de ser um CoMentor para ter um grupo que se sinta à vontade em compartilhar experiências e refletir sobre assuntos importantes, muitas vezes pouco abordados no curso médico.


Amanda de Oliveira Silva Nascimento | CoMentora (Interna 5º ano)

Estou desde o primeiro ano na mentoria do professor Flávio Hojaij. No meu primeiro ano da faculdade, tudo era muito novo e o excesso de informações e oportunidades me deixava muito confusa. A mentoria foi o lugar que encontrei para compartilhar minhas dúvidas e angústias. Me lembro bem de todos os CoMentores dos anos que passei na mentoria e de como seus conselhos, mesmo que diferentes entre si pelas diferentes experiências que cada um viveu na faculdade, me ajudaram a trilhar meu caminho na graduação. Agora, como interna, quero ajudar os al

Andrey Blaya e Silva | CoMentor (Interno 6º ano)

Eu sou nascido e criado na cidade de São Paulo. Antes de entrar na faculdade, passei por dois (longos) anos de cursinho. Ao longo da graduação, criei bastante gosto pelas extensões que tínhamos acesso, com destaque para o REMUSP (extensão de música), no qual participo até hoje. Além disso, me inseri em ligas e iniciações científicas. Meu único arrependimento é não ter feito parte da AAAOC, o que teve grande papel da pandemia, que começou durante meu ano de calouro. A mentoria fez toda a diferença durante a pandemia, para o meu sentimento de pertencimento. Sinto que é um programa extremamente proveitoso, em que há ensinamentos valiosos trocados, entre alunos de diferentes anos.


Caroline de Cassia Gomes | CoMentora (Preceptora PED4)

Nasci e sempre morei em São Paulo. Até pouco tempo atrás, morava com minha mãe, meu pai e minha irmã na casa em que nasci. Estudei na mesma escola de bairro desde os meus 3 anos até completar o ensino fundamental. Essa escola foi a base para chegar até onde cheguei. Fiz Vestibulinho para o instituto federal onde fiz meu ensino médio e técnico em informática. No IF conheci minhas melhores amigas que também me ajudaram a seguir os meus sonhos. Comecei a fazer cursinho no último ano de ensino médio. Não passei de primeira, precisei fazer mais dois anos de cursinho pré-vestibular para passar no curso de medicina em 2016. Na faculdade, quis aproveitá-la ao máximo. Por isso, acabei fazendo algumas extensões que me interessaram. No começo foi difícil aprender a estudar para o curso, pois estava acostumada com o ritmo de cursinho. Com o tempo, aprendi a me cobrar menos e me dedicar à minha saúde mental. Hoje tento equilibrar meus deveres com atividades de lazer. Gostaria de passar o pouco da experiência que tive para os alunos mais novos.


Clinton Yoo Sung Shin | CoMentor

Fui aluno da Escola Politécnica e pude aprender muito sobre mim mesmo antes da graduação em Medicina. Durante a faculdade acompanhei diversas extensões e fui diretor e conselheiro da AAAOC. Quero compartilhar minha experiência de vida antes, durante e depois da graduação, para que os novos alunos possam ter um suporte e ajuda para o que a faculdade pode proporcionar.


Edgar Alexandre Aviles Sandoval | CoMentor

Sempre me interessei muito pela troca de experiências e por compartilhar um pouco do que, até aqui, vivenciei. Para mim, conversar sobre os anseios e as expectativas é, ademais de edificante e enriquecedor, uma porta aberta para novas amizades e novos horizontes. Participei de monitorias, fui do centro acadêmico e estive à frente da minha turma como Representante Discente, sempre buscando um contato mais próximo com meus colegas. De lá para cá, algumas coisas mudaram, mas não meu anelo por bem receber e bem acolher a todos, de calouros a veteranos que buscam uma nova visão dessa gloriosa Pinheiros! Sei que ainda tenho muito que aprender e melhorar, sempre buscando minha melhor versão. É por isso que adoraria compartilhar essa visão e essa energia com vocês.


Eduardo Cunha Lobato | CoMentor (Interno, 5º ano)

Sou natural de Marabá/PA, e tenho uma irmã. Vim à São Paulo cursar a FMUSP em 2021 e resido aqui desde então. Durante a graduação, fui parte do CAOC, AAAOC (Remo) e da diretoria do MedEnsina. Também fiz iniciação científica na Endocrinologia, onde atualmente faço parte do programa MD-PhD. Entrei na mentoria logo no meu primeiro ano (com o Dr. Sérgio). Nas horas vagas, gosto de ler e de bater perna por São Paulo. Sempre aceito recomendações de livros e de filmes! Sempre gostei de partilhar vivências com pessoas de outros anos, vivências e modos de pensar. Além disso, a mentoria foi um ambiente muito frutífero para mim enquanto calouro. Assim, espero auxiliar na construção de um local acolhedor e com discussões enriquecedoras.


Gabriel Mattucci Domingues Pereira | CoMentor (Ex-aluno / Med Aeronáutica)

Ex-aluno da turma 107 e atualmente médico oficial temporário da Aeronáutica. Inicio em 2026 a residência de Oftalmologia no HC. Gosto muito de aprender, ensinar e compartilhar experiências. Se for entre colegas da FMUSP, mais ainda.


Gabriel da Silva Kawakami | CoMentor (Interno 5º ano)

Em 2017 entrei primeiro em Letras na USP querendo ser professor de língua estrangeira, desisti no meio do caminho e fui para o cursinho, onde decidi que gostaria de fazer medicina. Entrei na faculdade em 2019, fui da natação e da bateria. Tive o período de EAD por conta da pandemia, comecei a fazer iniciação científica em 2020. Fui tesoureiro do departamento científico, representante discente e membro e diretor de ligas acadêmicas. Fiz o maior compilado de resumos teóricos durante os primeiros três anos de faculdade aos quais todos os alunos têm acesso e utilizam até hoje. Em 2022 entrei no programa de MD-PhD para desenvolver um projeto de pesquisa no ICESP, fiz um intercâmbio de pesquisa para Chicago. Retornei esse ano para o 5º ano da graduação com a turma 109. Acredito ter uma experiência muito rica que pode ajudar muito nos encontros principalmente para aconselhar os alunos mais novos sobre angústias que todos nós passamos ao longo da graduação. Gosto de ajudar e dar conselhos, conversar sobre diferentes perspectivas.


Hitalo Roberto de Araújo Coelho | CoMentor (Residente Clínica Médica)

O compartilhamento de experiências é um processo extremamente benéfico para os mentorandos, uma vez que traz esclarecimento sobre desafios comuns do dia a dia e permite uma otimização do seu desenvolvimento na Faculdade em esferas que vão além dos aspectos de formação técnica. Da mesma forma, traz ao CoMentor cenários para desenvolvimento de habilidades de comunicação, resolução de conflitos e também facilitam a construção de um autoentendimento de suas competências profissionais e humanas. Me formei na Universidade Estadual do Piauí, na qual tive a oportunidade de fazer parte dos 4 pilares de desenvolvimento acadêmico: ensino, pesquisa, extensão e assistência.


João Victor Santana Pereira de Albuquerque | CoMentor (Interno 5º ano)

Nasci em Belém (PA), mas cresci entre Tucuruí (PA) e São Luís (MA). Passei na FMUSP aos 18 anos com a turma 106, mas hoje estou no internato com a turma 108. Pretendo cursar residência na área de psiquiatria. Foi muito divertido e agradável participar da mentoria nos meus anos iniciais na faculdade e gostaria de reproduzir a experiência para os novos alunos.


Jônatas Magalhães Santos | CoMentor (Interno 6º ano)

Nasci e cresci em Salvador, vim para SP para a faculdade. Me envolvi com diversos projetos acadêmicos ao longo da faculdade, dos quais destaco participação em pesquisas e atividades de representação discente. Gosto da possibilidade de troca de experiências com pessoas mais novas e mais velhas que eu. Acho que esse espaço ajuda a tornar o ambiente da faculdade mais inclusivo e leve.


Júlia Leal | CoMentora (Residente Clínica Médica)

Fiz 3 anos de cursinho pré-vestibular, entrei na FMUSP em 2017. Fui da equipe de natação da faculdade, fui plantonista do MedEnsina, participei de ligas. Em 2020, na pandemia, eu era quarto ano da faculdade e fui voluntária no HC. Me formei em 2022, passei na residência de clínica no HC, tranquei a vaga e servi a força aérea em 2023. Em 2024 voltei pra residência e continuo trabalhando na FAB. Gosto de compartilhar minhas experiências e ouvir experiências de outras pessoas.


Karynne Bossolani Machado | CoMentora (CEDEM)

Sou aluna do quinto ano de Medicina e atualmente sou Diretora da Liga de Educação Médica e Representante discente do CEDEM. Acredito que é uma oportunidade de auxiliar alunos que são de anos mais novos na graduação, estando junto de uma professora que me ajudou muito e profundamente durante esses anos, o que fez toda a diferença para mim em termos acadêmicos, profissionais e até mesmo pessoais!


Lara Judith Cabral Miranda | CoMentora (Residente GO)

Gostaria de retribuir um pouco aos alunos as experiências acolhedoras que a faculdade me ofereceu ao longo do meu trajeto. Nasci em São Paulo, sempre morei em bairros periféricos e lidava com discrepâncias socioeconômicas, mesmo meus pais direcionando a maior parte da renda familiar para os meus estudos. Fiz dois anos de cursinho e consegui passar e cursar Medicina na FMUSP, onde participei da maioria das extensões, com foco na atlética no início (time de softbol), passando pelo COMU/DC, Ligas acadêmicas e Iniciações Científicas. Sempre fui indecisa com minha escolha de carreira, porque me interessava por quase todas as aulas (principalmente quanto mais empolgados fossem os professores). Hoje sou R1 em Ginecologia e Obstetrícia no HCFMUSP.


Lívia Ribeiro de Oliveira | CoMentora (Interna 6º ano)

Nasci e cresci em Belo Horizonte, lugar que até hoje é o meu maior refúgio e sinônimo de lar. Me mudar para São Paulo nunca esteve dentro dos meus planos de adolescente, e para alguém que cresceu acreditando que tudo deve estar sempre sob controle e meticulosamente planejado, essa foi uma das decisões mais desafiantes da minha vida. Participei de diversas atividades, como a atlética, o Centro Acadêmico, Iniciações Científicas, monitorias, estágios, intercâmbio, voluntariado, ligas e outras. Mas, principalmente, foi aqui que conheci alguns dos meus melhores amigos e mentores. Sigo no processo de tentar descobrir meus caminhos e acredito que, com essa troca, podemos conhecer muito melhor de nós mesmos e construir juntos nossas jornadas. Viver a graduação intensamente não significa viver somente ela; é importante nos lembrar das outras esferas das nossas vidas.


Marco Antonio Araújo Cunha | CoMentor (Interno 6º ano)

Estou no 5º ano da faculdade, faço 2 esportes na atlética e fui diretor (secretário), mas já fiz parte de duas ligas (paratireoides e urologia), faço pesquisa em urologia. Adoro as atividades em grupo da mentoria, aprendo bastante com novas vivências de pessoas mais velhas e mais novas que eu.


Mariana Graner | CoMentora (Interna 5º ano)

Eu sou do interior de São Paulo, de uma cidade pequena chamada Orlândia. Eu me mudei pra São Paulo quando passei na FMUSP e por um grande acaso do destino - tinha errado minha inscrição e, ao invés de colocar USP Ribeirão que é a cidade ao lado da minha, coloquei Pinheiros. E que bom que isso aconteceu! Hoje vejo que a vida nos traz onde temos que estar. Ao longo da faculdade, sempre tentei participar do máximo de atividades: fui alguns anos da Atlética, concorri ao centro acadêmico, participei de mentorias, projetos voluntários, de liderança, ligas e também passei pro intercâmbio em Harvard (que coincidiu com a pandemia e acabei fazendo as atividades online). Nos seis anos, meu interesse sempre foi em ser cirurgiã e foi no começo do sexto ano que tudo mudou e decidi prestar psiquiatria. Uma escolha muito acertada! Fui muito feliz na faculdade e conheci muitas das minhas pessoas favoritas no mundo e vivi memórias que vou guardar para sempre. A residência tem sido um período desafiador e de bastante crescimento pra mim! Gosto muito mesmo do contato com pessoas e de poder compartilhar experiências.


Paulo Rodrigues de Oliveira Junior | CoMentor (Interno 6º ano)

Fui coordenador e diretor do EMA, fiz intercâmbio no Panamá para fazer pesquisa, fiz Iniciação Científica sobre cirurgia de cabeça e pescoço e fiz parte da mentoria em quase todos os anos de graduação. Gosto da troca de experiências com alunos dos outros anos, dar conselhos e abordar medos. Além disso, esse tipo de atividade é terapêutica e ajuda a aliviar o estresse.


Rafael Berenguer Luna | CoMentor (Ex-aluno)

Confesso que me encontrei na Medicina e na faculdade; estudar na FMUSP se tornou uma realização, aqui pude me tornar um ser humano melhor. Durante meus atuais 5 anos na faculdade, procurei me dedicar a atividades acadêmicas e de voluntariado. Participei de diversas ligas e, mais intensamente, da Extensão Médica Acadêmica (EMA), que oferece atendimentos em saúde gratuitos para populações vulneráveis na cidade de São Paulo e da qual fui presidente durante 2019 e parte de 2020. Gosto muito de lidar com pessoas, ouvir histórias e sou apaixonado por trabalho voluntário. A mentoria é um lugar de cuidado mútuo!


Rafael Kano | CoMentor (Residente Neurologia)

Estive na FMUSP de entre 2015 e 2020, tendo vivido grandes experiências nesses anos de graduação. Fui diretor do MedEnsina, do Departamento Científico e de ligas. Sofri sendo a turma do até então novo currículo, encarei uma pandemia durante meu sexto ano, conheci os meus melhores amigos e tive a oportunidade de ser ensinado por grandes mestres. Apesar da FMUSP ter sido um grande lar, me afastei por alguns anos tentando entender qual caminho seguiria. Com maior maturidade, retornei como residente de Neurologia e sigo admirando muito tudo o que nossa Instituição nos oferece. Ser um CoMentor surge como oportunidade de compartilhar um pouco sobre minhas vivências e experiências nessa jornada - ainda tão pequena - na medicina.


Rafaela Maria Zacchi Martucciariana | CoMentora (Interna 6º ano)

Sou do interior de São Paulo e fiz dois anos de cursinho para passar na FM. Na faculdade, quis aproveitar ao máximo as oportunidades! Participei de ligas, projetos sociais, atlética, fiz IC, intercâmbio e monitoria. Gostei muito de ter participado da mentoria nos últimos anos e acho que essa é uma forma de permitir que os calouros tenham uma boa experiência também, além de poder ajudar meu mentor.


Rodolfo Luis Ivanowski Souza | CoMentor (Residente Gestão Hospitalar)

Gostaria de ter passado por uma experiência como essa quando estava na faculdade, e entendo que, depois que passei por mentoria já na residência, ela teve um grande impacto positivo na minha vida e carreira. Gostaria de proporcionar esse tipo de impacto para outras pessoas. Sou do interior do Paraná e tenho 28 anos. Sou bastante curioso, gosto mesmo de aprender e entender, seja o que for. Minha escolha pela Medicina foi bastante racional, e veio após ponderar vários aspectos de competências, gostos e valores pessoais, associado às perspectivas do futuro. Trabalhei por 3 anos antes de vir fazer residência em Gestão em Saúde. Adoro a clínica, mas vi que a gestão é um campo ainda com grandes oportunidades de melhoria, e que o impacto positivo de um trabalho bem feito ganha escala. Acredito que o paciente sempre merece o melhor do médico e de toda a equipe, trabalhamos com pessoas em seus momentos de maior vulnerabilidade, e por isso acredito em uma Medicina responsável e pautada na ciência. Acredito ainda que a vida é ainda maior que a Medicina e que pode ser sim maravilhosa, saudável e equilibrada.


Tiago Jiyong Choi | CoMentor (Interno 6º ano)

Tive a experiência ano passado e adorei. Acho muito agregador poder compartilhar experiências com os professores e os alunos de outros anos. Gosto da ideia de poder ajudar os alunos mais novos a terem uma vivência melhor e mais calma da faculdade e poderem aproveitar sem peso esse momento da vida. Sou aluno FMUSP desde 2018 e da turma 106. Parei o curso para ingressar no programa MD-PhD onde elaboro um projeto de pesquisa em pediatria.


Victor Kenzo Itani Matuda | CoMentor (Ex-aluno)

Gostaria de ser CoMentor para ter novas experiências de trocas com os alunos. Sejam elas acadêmicas, culturais, de vivência ou profissionais. Sou ex-aluno da turma 106, me formei no final de 2023. Durante a vida toda me dediquei ao esporte (beisebol) tendo inclusive morado no maior centro acadêmico esportivo da América Latina, o CT Yakult MLB. Julgo que essa experiência me abriu muitas portas ao longo da vida e me tornou a pessoa que sou hoje. Ao longo da faculdade me dediquei o máximo possível às atividades acadêmicas e extracurriculares, com destaque à diretoria da atlética, diretoria da liga de andrologia e organização do primeiro simpósio on-line de medicina do esporte. No momento me dedico integralmente aos estudos para residência, ao trabalho no Hospital Nipo-Brasileiro e às pesquisas, última sob tutela do professor Marcelo Brañas, do IPq.


Vitória Luísa Ferreira | Interna (5º ano)

Nasci em Salvador, e costumo dizer que escolhi a universidade antes do curso. Sabia que queria estudar na USP, o entendimento de que eu queria cursar Medicina veio só depois, já no fim do ensino médio. Felizmente, sinto que fiz a escolha certa: cada vez mais me identifico com os objetivos do curso - o cuidado, o acolhimento, a saúde - e com o dia a dia da profissão. Na FMUSP, tentei experimentar tudo que estava ao meu alcance: participei de diversas extensões, com algumas coordenações no meu histórico: ligas, atlética, projetos sociais, pesquisa e, claro, da mentoria. Acredito que a mentoria é um espaço importante para acolher novos estudantes e também integrar os veteranos. Participar da mentoria me permitiu conhecer diferentes visões sobre a faculdade, receber ótimos conselhos e conhecer muita gente incrível, e acredito que proporcionar a continuidade deste ciclo seria uma oportunidade imperdível.