Ex-CoMentores



Mayra Freire | Mentor Jr - 2019 (Alexandre Ferraro)

Meu nome é Mayra, tô com 23 anos, nasci em Recife, mas moro em SP desde criança. Estudei em escola pública, fiz dois anos de cursinho no Etapa pra passar aqui. Depois que entrei na faculdade tive algumas dificuldades pra participar das atividades por morar longe, mas estive na Liga de Psicanálise, no MedEnsina e no Atletismo no primeiro ano.

A partir do segundo ano passei a me dedicar ao ballet junto com a faculdade e participei da liga de Oncologia Pediátrica, dava reforços de graça no meu prédio todos os sábados. No terceiro ano fiz a lida de Doença Renal Crônica e continuei no ballet e entrei no MedDança. No quarto ano mudei pra perto da faculdade, me tornei presidente da Liga de Nefrologia, me envolvi numa IC de Nefrologia sobre células tronco na IRA, fiz um trabalho com a Urologia sobre transplante renal em crianças e continuei no MedDança. Nesse ano estou recebendo uma iFriend, sou parte da organização do Primeiro Simposio Acadêmico Paulista de Nefrologia (SPAN) que vai acontecer dia 24 de março e estou querendo entrar em novas extensões na faculdade.

Quero fazer parte da mentoria porque realmente gosto de compartilhar minhas experiências, meus erros e acertos. No segundo ano da faculdade, fui tutora de alguns alunos no Etapa e amava o que eu fazia. Me sentia muito feliz por estar perto dos alunos e por aprender com as experiências deles tbm. Acho que projeto de tutoria/mentoria é uma mão dupla. Espero poder ajudar na mentoria desse ano.”


Guilherme Perez | Mentor Jr - 2019 (Arnaldo Lichtenstein)

"Sou interno do 5º ano e minha trajetória acadêmica não é muito linear... Ainda bem! Um dos pontos fortes da Faculdade é permitir exposição a diferentes vivências e desafios, o que considero essencial para nosso crescimento como pessoas e futuros médicos. Por isso, sempre busquei participar de atividades de contato com pacientes.

Em 2016, passei um ano longe da Faculdade pesquisando em Harvard, onde pude ganhar muito em autoconhecimento. Ser pesquisador? Talvez. Mas antes e com certeza, ser médico!

Quero ser co-mentor para poder fazer parte, de algum modo, de um dos pontos mais fortes do HC/FMUSP: a cultura de transmissão de conhecimentos e vivências entre pessoas de diferentes gerações. Aprendi muito com os mais velhos e o contato com eles foi ótimo para tomar melhores decisões ao longo da minha trajetória. Sou muito grato a isso e quero poder retribuir de algum modo na co-mentoria neste ano."


Jéssica Silva Nicolau | Mentor Jr - 2019 (Carlos Pompilio)

"Meu nome é Jéssica Nicolau e sou aluna do quinto ano. Fiz intercâmbio de pesquisa na Harvard Medical School em 2018, na área de cardiologia. Faço parte do MedEnsina, sendo professora de física.

Quis ser comentora porque estar no internato nos coloca de frente com inúmeras questões, profissionais, pessoais e humanas, que ter alguém com quem desabafar e que já passou por isso nos ajuda nesse caminho.

São e serão incontáveis experiências que vão marcar e nos moldar quanto médicos, inúmeras decisões que vão definir nosso futuro e para isso, um mentor nos fornece ajuda. Além disso, ser co-mentora ajudaria a mostrar as minhas vivências para outros estudantes e, juntos, colaborarmos na vivência estudantil como grupo."


Arthur Pires | Mentor Jr - 2019 (Cícero Nardini Querido)

“Sou o Arthur, da turma 102!

Entrei na Faculdade em 2014 e participo da Atlética, onde toco com a Bateria desde calouro, e do Show.

Decidi participar como co-mentor esse ano porque acredito que o programa é muito subvalorizado.

Li bastante sobre programas de mentoria em outros países e sobre a importância dos mesmos para o desempenho acadêmico, permanência estudantil e, principalmente, para a saúde mental dos estudantes de medicina.

Acho um privilégio poder ajudar a aperfeiçoar a Mentoria - FMUSP, ainda mais ajudando outros alunos que precisem de orientações, ajuda ou mesmo alguém pra lhes ouvir!”


Stella Mara Suman Piasentim | Mentor Jr - 2019 (Fábio  Cantinelli)

"Me formei médica em 2014 pela turma 97 da FMUSP, durante minha formação acadêmica fui atleta dos times de basquete da AAAOC e da USP. Depois de formada me aventurei inicialmente na residência de Medicina Legal, mas foi na residência de Psiquiatria que me encontrei pessoal e profissionalmente.

Quero ser co-mentora pois vejo nesse projeto uma excelente oportunidade de se fazer conexões humanas. Acredito que a troca de experiências entre sujeitos de diferentes estágios da formação médica seja essencial para a manutenção da saúde mental. 

Como residente de psiquiatria, tenho interesse especial em ajudar nessa questão, passei por momentos difíceis ao longo da minha formação, queria poder contribuir através da minha escuta atenta, com muita empatia e respeito pela subjetividade de cada aluno."


Leonardo Borges dos Santos | Mentor Jr - 2019 (Fábio Montenegro)

"Sou aluno do 5º ano de Medicina USP, portanto tive a oportunidade de conhecer muitas das extensões e ligas da faculdade, mas a única atividade extracurricular em que me mantive ao longo de praticamente todo o curso foi a mentoria. A verdade é que os encontros que combinamos são sempre um espaço de muito aprendizado, o qual não se limita apenas à graduação, ao contrário, participa de todo nosso trajeto na medicina. 

Escolhi ser CoMentor pois acredito que não existe outro momento nem outro lugar para aprender aquilo cada mentor tem a compartilhar. Sendo assim, poder participar disso é algo extremamente gratificante."



Dany Beraldo | Mentor Jr - 2019 (Geraldo Lorenzi)

"Sou o Dany B. da 97, atualmente R2 de Medicina Esportiva. Gosto muito de conversar sobre a graduação para conseguirmos melhorar a cada dia essa experiência que é a vida universitária. 

Vim de escola pública, fui diretor do CAOC e do DC, representante de turma e organizador de drives de arquivos virtuais. Tento ser politizado, respiro bicicleta, mobilidade urbana e ativismo, acreditando que também sejam temáticas que o jovem médico tem que saber lidar como cidadão e que repercutem diretamente no manejo e tratamento da nossa população.

Gostei muito da Tutoria/Mentoria que experimentei durante a graduação e acredito que esta seja uma boa iniciativa para auxiliar na formação universitária, com o aprendizado e troca de experiências extra-classe, tanto para graduandos como para os residentes. Tenho satisfação em poder auxiliar na formação das turmas mais novas, pois por vezes podemos ajudar muito com pouca complicação, compartilhando vivências, erros e experiências já ocorridas."


Raif Restivo Simão | Mentor Jr - 2019 (Luiz Bortolotto)

“Sou Raif Restivo Simão, ex-aluno da turma 100 da FMUSP e atualmente R1 de Clínica Médica no HCFMUSP.

Durante a Faculdade, fui frequentador assíduo da Mentoria FMUSP, por acreditar que o estabelecimento de uma boa relação com o tutor e os demais tutorandos torna a vida acadêmica mais rica e prazerosa.

Acredito que o compartilhamento de experiências e os debates proporcionados nos encontros são uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas e novas ideias.

Neste ano, terei a honra de participar como co-mentor do grupo de mentoria do Prof. Luiz Bortolotto, o grupo do qual fiz parte durante meus seis anos de Graduação, e espero contribuir para tornar a Mentoria tão boa para os atuais tutorandos como ela foi para mim.

Desejo atuar na Mentoria para torná-la ainda mais atrativa aos novos alunos. Quero também retribuir, ao menos em parte, a ótima experiência que tive quando fui tutorando, compartilhando experiências e ideias com os alunos mais novos. Por fim, aprender ainda mais com o Prof. Bortolotto e poder continuar partilhando das experiências por ele relatadas durante os encontros.”


Caio Tokashiki | Mentor Jr - 2019 (Newton Kara José)

“Sou residente de Cirurgia Geral da turma 99. Me formei há 2 anos, fiquei 1 ano trabalhando em outros hospitais e agora voltei para Casa. 

Durante faculdade participei do CAOC, AAOC, DC, MedEnsina e algumas ligas, sempre me envolvendo nas atividades de ensino.

Acredito que na Tutoria posso compartilhar minhas experiências e ajudar na integração entre as turmas, orientando em o que for possível."


João Paulo Mota Telles | Mentor Jr - 2019 (Pedro Carricondo)

“Sou João Paulo, aluno do 5º ano da FMUSP. Nascido e criado em Salvador - BA, morando em São Paulo há 5 anos, participante de diversas instituições da FMUSP. Interessado em música, esportes e neurologia.

Desde o 1º ano, participo da tutoria com o Dr. Pedro Carricondo, que por muitas vezes me aconselhou e ajudou durante a graduação. Portanto, gostaria de retribuir o que me foi feito.”


Valentina Camargo Silva Croso | Mentor Jr - 2019 (Sérgio Masili)

“Meu nome é Valentina e sou do 5o ano. 

Durante a faculdade pude participar do Departamento Científico e da organização do COMU e do CAOC, onde fui diretora de educação médica e me envolvi com o movimento estudantil. 

No CAOC tive bastante contato com o desafio que é entender e navegar o currículo médico, principalmente em relação a suas mudanças recentes, e concilia-lo com as demais atividades, extracurriculares ou pessoais. Também tive a oportunidade de aprender, através do movimento estudantil, que nossos obstáculos como estudantes são muito semelhantes, e que podemos aprender muito com as diferentes formas como os encaramos. 

Quis participar da mentoria, pois vi nesse espaço uma oportunidade de seguir trocando experiências,  e compartilhando dificuldades e de crescer junto aos meus colegas.”