Sarampo

Vacinação



Quem deve ser vacinado?


É importante que o esquema vacinal esteja completo e devidamente registrado em caderneta de vacinação. De acordo com o Programa Nacional e Estadual de Imunizações, atualmente, estão disponíveis as seguintes vacinas que contêm os componentes do sarampo e da rubéola: a vacina Tríplice Viral –SCR, que protege para o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola; e a vacina Tetra Viral -SCR - Varicela, que protege para o Sarampo, a Caxumba, a Rubéola e a Varicela.


- Crianças com idade entre 6 meses e um ano de idade:

Na vigência do surto atual da doença, estas crianças devem receber uma dose de vacina, uma vez que é uma faixa etária que vem sendo especialmente atingida. Esta dose não será contabilizada para o esquema vacinal básico, de modo que deverão receber duas outras doses aos 12 e aos 15 meses de idade.

- Crianças com idade entre 12 meses e seis anos de idade: 

- uma dose de vacina SCR (tríplice viral) aos 12 meses de idade;
- uma dose de vacina SCR - Varicela aos 15 meses de idade. A dose de SCR - Varicela deve ser administrada após uma dose anterior da SRC. A vacina tetra viral pode ser aplicada até aos menores de seis anos de idade.
- A partir dos cinco anos de idade, crianças sem comprovação de vacinação anterior, aplicar uma dose da vacina SCR na primeira visita e uma segunda dose de SCR 30 dias após a primeira. Caso apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, completar o esquema já iniciado


- Crianças maiores de sete anos e indivíduos até 29 anos

- Todos os indivíduos com idade entre sete e 29 anos, devem ter duas doses de SCR (recebidas a partir de um ano de idade e com intervalo mínimo de 30 dias).
- Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, completar o esquema já iniciado, de maneira a receber duas doses de SCR a partir de um ano de idade.
- Para indivíduos sem comprovação de vacinação anterior, aplicar uma dose da vacina SCR na primeira visita e uma segunda dose de SCR 30 dias após a primeira.

- Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960

Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960, devem ter pelo menos uma dose da vacina SCR, a partir de um ano de idade, independente de história pregressa da doença. Caso a pessoa não apresente comprovação de vacina anterior, aplicar uma dose da vacina SCR na visita ao posto de vacinação.


Contraindicações

- Crianças menores de 6 meses;
- Anafilaxia à dose anterior da vacina;
- Grávidas não devem ser vacinadas, pelo risco teórico de causar danos ao feto.
- Recomenda-se que se evite a gravidez por 30 dias após a administrai da vacina;
- Pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas. Na possibilidade de exposição ao vírus selvagem avaliar risco-benefício individual. Infecção pelo HIV em indivíduos em vigência de imunossupressão grave (CD4 <15%);
- Pessoas em uso de corticosteroides em doses imunossupressoras devem ser vacinadas com intervalo de pelo menos um mês após a suspensão da droga;
- Pessoas em uso de quimioterapia antineoplásica só devem ser vacinadas três meses após a suspensão do tratamento.
- Transplantados de medula óssea recomenda-se vacinar com intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a primeira dose.

Devem receber atenção especial:

1-Profissionais da educação.
2-População institucionalizada.
3-Estudantes(ensino fundamental, médio e superior).
4-Trabalhadores da construção civil, do setor de turismo, de aeroportos e portos(por exemplo:agentes de viagens, guias turísticos, taxistas, funcionários de hotéis e de empresas de transportes aéreo, marítimo e terrestre, etc.), e profissionais do sexo.
5-Mulheres puérperas e pós-abortamento.
6-Viajantes