A Universidade de São Paulo tem sido reconhecida como ambiente favoravel a instituições pioneiras dos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Brasil. As primeiras experiências de formação e capacitação de Recursos Humanos nesta área ocorreu na década de 1950 quando foram criados os cursos de nível técnico em Fisioterapia, abrigados pelo Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas. No caso da Fisioterapia a caracterização como formação superior só viria mais tarde, com a primeira regulamentação em 1969 que tornou obrigatória a exigência do diploma de nível universitário para o exercício profissional. A legislação complementar, em 1975, estabeleceu critérios em relação ao campo de atuação profissional.
Assim como a Fisioterapia, as áreas de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional vivenciaram nesse período um processo intenso de organização e consolidação de suas rotinas acadêmicas no interior do complexo hospitalar HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Desde a década de 1950, as estruturas organizacionais da Faculdade de Medicina e de seu Hospital das Clínicas estiveram diretamente envolvidas no processo de institucionalização das três especialidades, cujos desdobramentos resultaram na criação do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
O início da década de 1990 trouxe novidades. As instalações dos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional foram transferidas para um prédio próprio na Cidade Universitária, reivindicação antiga de docentes e alunos. Em dezembro de 1999, vimos uma meta de muitos anos sendo alcançada: a criação do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. Em 2005 teve início o Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência de Reabilitação, trazendo incremento para as pesquisas e desenvolvimento de laboratórios de investigação. Em 2012 foi inaugurado um prédio (Bloco Didático) para ensino teórico e prático.
Nossos cursos existem há aproximadamente 60 anos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A celebração do nosso JUBILEU DE OURO marcou uma fase de desenvolvimento com ações de excelência no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisas e serviços de extensão à comunidade.
Um conjunto de fatores garante aos alunos de graduação do curso de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional uma formação diferenciada. A formação geral é desenvolvida nos diversos Institutos especializados da USP. A formação específica ocorre junto ao corpo docente dos cursos de graduação, e a formação prática conta com equipamentos de saúde nos três níveis de complexidade assistencial (em destaque ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HC FMUSP, o maior complexo hospitalar da América Latina, o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo HU USP, para a média complexidade e Unidades Básicas de Saúde loco-regional, para a atenção primária à saúde).
Os alunos de graduação vivenciam um ambiente enriquecido pelo desenvolvimento crescente da pesquisa e da pós-graduação no Departamento. As inúmeras ações no âmbito da assistência e da extensão universitária compõem o tripé ensino-pesquisa-extensão da FMUSP e da Universidade de São Paulo.
Em 2012 tivemos o início do Programa de Residência em Promoção da Saúde e Cuidado na Atenção Hospitalar. Os objetivos gerais desta residência multiprofissional é de integrar o ensino-serviço-comunidade, visando consolidar a educação e atitudes críticas e reflexivas do profissional de saúde que atuará em ambiente hospitalar, inserido na política do Sistema Único de Saúde.