Página-C

Instituto de Medicina Tropical • IMT

PIT TROP - Programa de Integração Tropical - IMT FMUSP

O Projeto Integração Tropical – Pit Trop - é uma iniciativa da Comissão de Pesquisa do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT FMUSP), tem como objetivo integrar os alunos de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado) lotados no IMT, por meio da apresentação de resumo de seus projetos em desenvolvimento na Instituição aos colegas e professores. 

Realização: Coordenação de Pós-Graduação em Medicina Tropical - CCP-IMT e Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE-IMT.

AULA VIRTUAL - Disciplina: “Tópicos avançados em doenças infecciosas relevantes para a saúde internacional “ – IMT 5117

Informações: cposgimt@usp.br 

Instituto de Medicina Tropical da FMUSP - https://www.fm.usp.br/imt/portal/ 

 Programa (veja este evento no YouTube):

10h - “Geração de resíduos plásticos e possíveis efeitos deletérios à saúde humana e ao meio ambiente”

Palestrante: Dr. Luis Fernando Amato Lourenço

Environmental Engineer Sc.D., Departamento de Patologia da FMUSP

11h - “Quantification of torque teno virus (TTV) DNA in saliva and plasma samples in patients at short time before and after kidney transplantation

Aluno: Alexandre Mendes Batista

Orientador: Dr. Paulo Henrique Braz-Silva

Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias FMUSP.

11h15 - “Generation of neutralizing antibodies against Delta, Gamma and Omicron variants after CoronaVac and Pfizer vaccination

Aluno: Almir Ribeiro da Silva Jr

Orientadora: Dra. Maria Cássia Jacintho Mendes-Correa. Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias FMUSP.


11h30 - “
On the role of PfRrp6 and PfSET-2 in the epigenetic memory of var genes transcription in Plasmodium falciparum

Aluna: Luisa Fernanda Ortega Sepúlveda 

Orientador: Gerhard Wunderlich.

Programa de pós-graduação do ICB-USP.


Estudo de pós-Covid no HC-FMUSP

Trata-se de estudo de pós-Covid em profissionais de saúde do HC-FMUSP e pesquisadores do IMT-FMUSP e da FMUSP. Todos que tiveram COVID-19, confirmado em qualquer momento da pandemia, podem participar do estudo.    

Campanha de Descarte de Eletroeletrônicos  

A coleta será no dia 28/04/2022, das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00, na FMUSP.



FMUSP Winter Schools  

Every year, we are honored to organize the FMUSP Medical Winter Schools, a program that consists of two weeks with educational activities on different topics.

 Besides the educational program, there are also visits in our Health Care System (Hospital das Clínicas Complex) and social gatherings organized by the Brazilian students for the participants to experience and enjoy the culture and fun of São Paulo!

The FMUSP Medical Winter Schools provides you with a great opportunity to meet new people from all over the world and to share your interests and knowledge in Medical Areas.

See at: :: FMUSP


Pesquisa revela HCFMUSP e Laboratório do ICHC entre as melhores experiências e serviços prestados ao consumidor  

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Laboratório Central do Instituto Central do HCFMUSP são destaques entre instituições com melhor experiência e qualidade de serviços em suas categorias – revela a 7ª edição do ranking Estadão Melhores Serviços 2022 divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A pesquisa indica que trabalhos consistentes de relacionamento com o público são os mais premiados pelos consumidores. Para chegar aos resultados, foram realizadas 10.832 entrevistas, que resultaram em 92.478 avaliações – média de 8,5 avaliações por entrevistado.

Na categoria Hospitais, o HCFMUSP obteve a segunda posição. E na categoria Laboratórios, o Laboratório do Instituto Central do HCFMUSP destacou-se na terceira colocação.

Dia 28 de março de 2022
Veja em: https://www.fm.usp.br/fmusp/noticias/pesquisa-revela-hcfmusp-e-laboratorio-do-ichc-entre-as-melhores-experiencias-e-servicos-prestados-ao-consumidor
Fonte: HC On Line
Núcleo de Comunicação Institucional do HCFMUSP

Fake News Não Pod #48: Não existem evidências que demonstrem qualquer relação das vacinas com a fertilidade da mulher  

A vacinação contra covid-19 não contém quaisquer contraindicações para as mulheres em idade reprodutiva sendo, inclusive, recomendada para gestantes, que são grupo de risco para a doença.

No podcast Fake News Não Pod, a acadêmica Laura Colete Cunha fala sobre o vídeo publicado no Twitter pelo virologista norte-americano Robert Malone, que se apresenta como um dos inventores da tecnologia que usa o RNA mensageiro nas vacinas, apesar de que participou somente da fase incipiente dessa criação, nos anos 80.

Malone questiona os imunizantes que usam a tecnologia do RNA mensageiro afirmando que pode causar danos reprodutivos e afetar as gerações futuras. Além da publicação de Malone, achamos na rede outros posts, que afirmam que a vacina causaria infertilidade e danificaria a capacidade da mulher de formar a placenta, órgão que sustenta a gravidez.

Veja em: https://jornal.usp.br/podcast/fake-news-nao-pod-48-nao-existem-evidencias-que-demonstrem-qualquer-relacao-das-vacinas-com-a-fertilidade-da-mulher/

Convite para apresentação do "Prêmio Para Mulheres Na Ciência 2022 L'Oréal-ABC-Unesco" 

O programa Para Mulheres na Ciência, realizado pela L’Oréal em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, convida mulheres, doutorandas, para participarem de uma apresentação virtual sobre o prêmio e tirar possíveis dúvidas das candidatas.

Anualmente, são premiadas sete jovens e promissoras pesquisadoras brasileiras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática, com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada, para impulsionarem os seus estudos.

Dia 31 de março de 2022, às 11h, pelo Microsoft Teams.  

Inscrições em https://bit.ly/inscricao_PMNC2022_USP

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

A Elsevier e a organização CAPES no Brasil compartilham o compromisso de maximizar a visibilidade da pesquisa brasileira em todo o mundo. Para apoiar esse objetivo comum, a Elsevier desenvolveu um piloto para fornecer acesso público gratuito ao artigo final publicado em periódico (PDF) de pesquisas brasileiras selecionadas como parte de um arquivo aberto no ScienceDirect. Atualmente, mais de 4.000 artigos estão disponíveis gratuitamente no ScienceDirect como parte deste piloto.

A participação no piloto está aberta a qualquer autor financiado pelo governo brasileiro que publique em periódicos selecionados da Elsevier. Após a aceitação, os autores selecionarão a opção "O Governo Brasileiro" na seção do órgão financiador do formulário Acesso e Direitos. A Elsevier incluirá artigos de periódicos selecionados no arquivo aberto, permitindo acesso público gratuito após o término do período de embargo do periódico.

Open Access CAPES Agreement | Elsevier

AUCANI Editais – Global Research Academy
 

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) anuncia a abertura do edital para seleção de 10 (dez) estudantes de Doutorado da USP interessados(as) em participar do Global Research Academy, evento promovido pela parceria entre a USP, King’s College London (Inglaterra) e Freie Universität Berlin (Alemanha) e que acontecerá em julho de 2022 (Londres e Berlim) e fevereiro de 2023 (São Paulo).

O evento reunirá 30 doutorandos das três instituições que serão divididos em grupos que incluem estudantes de diferentes países e áreas de estudos para discussões sobre o tema “Cidades Sustentáveis”. Esses grupos irão interagir com uma série de interessados locais, que podem incluir funcionários do governo local, representantes da indústria, ONGs e outros para discussão e desenvolvimento de respostas sustentáveis para problemas urbanos específicos.

O programa incluirá três tipos de atividades: palestras e seminários para avaliação crítica de teorias e conceitos ligados às cidades sustentáveis, oficinas para treinamento de soft skills acadêmicas (apresentação oral, redação acadêmica avançada, redação de propostas de subsídios, pesquisa participativa e metodologias de pesquisa sustentáveis, diversidade ética e acadêmica) e uma série de sessões de trabalhos colaborativos.

As inscrições ao Edital 1495 / 2022 – Global Research Academy – Cidades Sustentáveis (Doutorado) serão acolhidas até o dia 10 de abril de 2022 exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus – Editais > Alunos de Pós-graduação (área pública, sem login ou senha). 

PIT TROP 2022


“O SUS e a resposta às emergências em saúde pública”

Palestrante: Prof. Dr. Wanderson Kleber de Oliveira

Secretário de Serviços Integrados do STF e Ex-Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Realização: CEPE e CCP IMT (23/03/2022).

Veja esta aula em: https://youtu.be/oZzSAHgyVM0

O Projeto Integração Tropical – PIT TROP - é uma iniciativa da Comissão de Pesquisa do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT FMUSP), tem como objetivo integrar os alunos de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado) lotados no IMT, por meio da apresentação de resumo de seus projetos em desenvolvimento na Instituição aos colegas e professores.

Realização: Coordenação de Pós-Graduação em Medicina Tropical - CCP-IMT e Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE-IMT.

Disciplina: “Tópicos avançados em doenças infecciosas relevantes para a saúde internacional “ – IMT 5117

Informações: cposgimt@usp.br 

Instituto de Medicina Tropical da FMUSP - https://www.fm.usp.br/imt/portal/ 

Prof. Dr. Wanderson Kleber de Oliveira

Secretário de Serviços Integrados do STF e ex-Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Decisão de países europeus em definir a covid como endemia deve ser vista com cautela

Para Expedito Luna, a endemia não é necessariamente uma coisa boa, porque podemos ter uma doença endêmica num nível muito alto

Os países da Europa passarão a tratar a covid-19 como uma endemia. França, Reino Unido, Espanha e Dinamarca decretaram o “fim da pandemia” em seus territórios após baixa na onda da variante ômicron, mas o anúncio levantou a questão de que isso não deve ser visto como algo muito positivo.

O professor Expedito Luna, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP, em entrevista ao Jornada USP no Ar 1ª Edição, explicou que a covid passaria a ser considerada uma doença que ocorre regularmente ao longo do tempo, o que seria a endemia, mas isso não significa algo positivo e sim de frequência. “Não é necessariamente uma coisa boa, porque podemos ter uma doença endêmica num nível muito alto, por exemplo, os casos de Aids no Brasil, nós temos 40 mil casos novos de Aids todos os anos no Brasil, é endêmico, mas não é bom".




Primeira página | 1 | 2 | 3 | Última página
Total de 28 registros