Pesquisador Colaborador

Aviso Importante! COVID-19

Seguindo as orientações institucionais referentes ao funcionamento da FMUSP devido ao cenário do coronavírus (COVID-19), informamos que o Escritório de Pesquisa e Inovação, a partir de 23 de março de 2020, atende a Comunidade por e-mail, no horário comercial (das 8h30 às 17h30), até nova deliberação.

Portanto, os documentos para inscrição, prorrogação ou encerramento no Programa de Pesquisador Colaborador devem ser enviados para o e-mail cpqfmusp@usp.br

O Programa Pesquisador Colaborador, criado em 06 de outubro de 2017, tem por objetivo permitir que pesquisadores experientes, vinculados ou não a outra instituição, possam colaborar com a pesquisa científica da Universidade de São Paulo.

Período de Ingresso: Fluxo contínuo.


Como participar do programa de Pesquisador Colaborador

São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades que possuam título de Doutor outorgado por qualquer Instituição, nacional ou internacional.

A Inscrição de candidatos que não possuam título de Doutor poderá ser considerada mediante aprovação do Conselho de Departamento, da Comissão de Pesquisa e da Congregação da Unidade.

O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente da FMUSP, submetido à aprovação do Departamento a que o Pesquisador Colaborador estará vinculado e deverá conter:

Documentação para INGRESSO no Programa

OBS: Não encadernar a documentação

  • Formulário para Cadastro Inicial (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor e aprovado pelo Conselho de Departamento – carimbado e assinado);
  • Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução com justificativa de carga horária);
  • Plano de Trabalho a ser executado pelo Pesquisador Colaborador, contendo detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas, com justificativa e cronograma de execução;
  • Cópia do Termo de Aprovação da Pesquisa emitido pela CAPPesq, CEP e CEUA, quando aplicável (não será aceito protocolo de submissão);
  • Cópia do Diploma ou Certificado do Título de Doutor;
  • Cópia do Curriculum Lattes atualizado do Candidato (não será aceito Currículo Vitae);
  • Cópia do RG e CPF (legível);
  • Modalidade com vínculo empregatício e COM afastamento: Termo de Ciência (Anexo I), devidamente preenchido com todas as informações e assinado pelo representante legal da Empresa/Instituição e interessado (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa);
  • Modalidade SEM Bolsa: Termo de compromisso de Pesquisador Colaborador (Anexo II);
  • Modalidade com vínculo empregatício (40 horas/sem.) e SEM afastamento: Declaração da chefia dizendo estar ciente e de acordo com a realização das atividades durante o expediente (assinado);
  • Obrigatório para todas as modalidades: Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo III);
  • Obrigatório para todas as modalidades: Termo de Adesão (Anexo IV), preenchido com todas as informações e assinado pelo interessado (exceto Diretor da Unidade), não será aceito formulário preenchido parcialmente;
  • Modalidade COM Bolsa: Cópia do Termo de Outorga da Bolsa, onde conste a vigência, emitido pela Empresa/Instituição Financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros);
  • Foto 3x4 em formato .jpeg (enviada para o e-mail: cpqfmusp@usp.br);
  • Projetos na modalidade SEM bolsa ou com vínculo empregatício deverão ser remetidos, pelo Conselho Departamental, a um parecerista que avaliará seu mérito acadêmico -, (os pareceres deverão ser conclusivos e devem mencionar, além do mérito, a duração e as horas semanais de dedicação ao Programa e as fontes de recurso que garantirão desenvolvimento do projeto). O parecer assinado deve ser também anexado para os procedimentos posteriores.
  • Projetos na modalidade COM bolsa - o parecer de mérito emitido pelo órgão financiador poderá ser utilizado para avaliação.

Finalização da Solicitação de Inscrição

Em seguida à aprovação do Conselho Departamental, as secretarias deverão encaminhar os documentos impressos para a Comissão de Pesquisa.


Documentação para PRORROGAÇÃO

OBS: Não encadernar a documentação

A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes do término da vigência.

  • Formulário para PRORROGAÇÃO (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor e aprovado pelo Conselho de Departamento - carimbado e assinado);
  • Relatório Parcial das atividades desenvolvidas: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultado Parcial, Análise/Discussão, Conclusão Parcial e Referências Bibliográficas;
  • Plano de Trabalho da Pesquisa/Cronograma das Atividades atualizado (com justificativa de carga horária);
  • Modalidade com vínculo empregatício e com afastamento: Termo de Ciência (Anexo I), devidamente preenchido com todas as informações e assinado pelo representante legal da Empresa/Instituição e interessado (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa);
  • Modalidade com vínculo empregatício (40 horas/sem.) e sem afastamento: Declaração da chefia dizendo estar de acordo com a realização das atividades durante o expediente (assinado);
  • Obrigatório para todas as modalidades: Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo II);
  • Obrigatório para todas as modalidades: Termo de Adesão (Anexo III), preenchido com todas as informações e assinado pelo interessado (exceto Diretor da Unidade), não será aceito formulário preenchido parcialmente;
  • Modalidade com Bolsa: Cópia do Termo de Outorga da Bolsa emitido pela Empresa/Instituição Financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros);
  • Foto 3x4 em formato .jpeg (enviada para o e-mail: cpqfmusp@usp.br);
  • Projetos na modalidade SEM bolsa ou com vínculo empregatício deverão ser remetidos, pelo Conselho Departamental, a um parecerista que avaliará seu mérito acadêmico -, (os pareceres deverão ser conclusivos e devem mencionar, além do mérito, a duração e as horas semanais de dedicação ao Programa e as fontes de recurso que garantirão desenvolvimento do projeto). O parecer assinado deve ser também anexado para os procedimentos posteriores.
  • Projetos na modalidade COM bolsa - o parecer de mérito emitido pelo órgão financiador poderá ser utilizado para avaliação.


Finalização da Solicitação de Prorrogração

Em seguida à aprovação do Conselho Departamental, as secretarias deverão encaminhar os documentos impressos para a Comissão de Pesquisa.


Documentação para ENCERRAMENTO

OBS: Não encadernar a documentação

O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pesquisador colaborador será encerrado e a declaração não será emitida.

  • Formulário para Encerramento (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor e aprovado pelo Conselho de Departamento - carimbado e assinado);
  • Relatório final aderente ao Plano de Trabalho (Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados finais; Análises/discussão; Conclusões finais e Referências bibliográficas), incluindo as atividades desenvolvidas no período contendo: atividades na graduação, pós-graduação, pesquisa e publicações, aprovado pelo Supervisor.
  • Parecer elaborado por relator especializado na área indicado pelo Departamento. Caso já haja parecer emitido como parte do processo de obtenção de bolsa de agência de fomento, cópia deste pode ser utilizado.
  • OBS: Somente para modalidade com bolsa: Cópia do Termo de Aprovação e Relatório Final do Pesquisador Colaborador emitido pela Instituição Financiadora.


Finalização da Solicitação de Encerramento

Em seguida à aprovação do Conselho Departamental, as secretarias deverão encaminhar os documentos impressos para a Comissão de Pesquisa.

 FMUSP
(11) 3061.7675 com Andréa ou 3061-7676 com Celsa |  cpqfmusp@usp.br
Segundas  às sextas-feiras: 8h30min às 15h