Pré-iniciação científica

Aviso Importante! COVID-19

Seguindo as orientações institucionais referentes ao funcionamento da FMUSP devido ao cenário do coronavírus (COVID-19), informamos que o Escritório de Pesquisa e Inovação, a partir de 23 de março de 2020, atende a Comunidade por e-mail, no horário comercial (das 8h30 às 17h30), até nova deliberação

Pré-Iniciação Científica 

O Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa que tem por objetivo promover a cultura científica e tecnológica em estudantes do Ensino Fundamental e Médio, mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa em todas as áreas, sob orientação de um docente da USP.

As inscrições para o desenvolvimento de projetos sem bolsa ocorrem em fluxo contínuo e devem ser submetidos pelo orientador do aluno no sistema Atena. Os alunos interessados podem desenvolver um projeto original (desenvolvido para este aluno) ou desenvolver um braço de um projeto já existente (projeto temático, projeto de doutorado etc...), os projetos devem ser aprovados pelo Comitê de Ética pertinente a pesquisa. Para concorrer a bolsas é necessário ser aluno de escola pública, NÃO ESTAR CURSANDO O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, estar desvinculado do mercado de trabalho e aguardar a publicação, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, do edital que regula o processo de concessão das bolsas. A principal agência financiadora de projetos de Pré-iniciação científica no Brasil (através do oferecimento de bolsas de incentivo à pesquisa) é o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Pibic-EM.

O requisito para ser supervisor de Pré-IC é: ser docente USP.


 CPq-FMUSP
(11) 3061.7676 com Celsa |  cpqfmusp@usp.br
Segundas às sextas-feiras: das 8h30min às 15h